sábado, 28 de janeiro de 2012

Assassino confesso revela detalhes de triplo homicídio de empresário e adolescentes em Caxias do Sul

Assassino confesso revela detalhes de triplo homicídio de empresário e adolescentes em Caxias do Sul Pothus Junior /
  Lucas Eduardo Macedo dos Reis depôs durante a madrugada
  Foto: Pothus Junior


     O depoimento de Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22 anos, envolvido nas mortes do ex-patrão e de dois adolescentes em Caxias do Sul, avançou durante a madrugada de sábado na Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). 

     O jovem detalhou como aconteceram os assassinatos, a desova dos cadáveres e os possíveis motivos para o crime. A Polícia Civil espera prender nas próximas horas o segundo suspeito de participação no triplo assassinato, que está foragido. 

     Segundo a versão de Reis, o empresário Gilson Hilman Fernandes, 44 anos, seu filho Vinicius, 15, e o amigo da família, Germano Ioris de Oliveira, 13, foram asfixiados até a morte na noite de terça-feira em uma moradia na comunidade de São Luiz da 6ª Légua, região do bairro Cruzeiro. 

     O alvo dos criminosos era o empresário. Ou seja, os adolescentes só foram assassinados porque conheciam os autores. Reis e o outro suspeito foragido eram ex-funcionários de Fernandes, dono de uma empresa especializada na venda e instalação de sistemas de refrigeração em São Luiz da 6ª Légua. 

     O caso começou a ser desvendado na tarde de sexta-feira pelo serviço de inteligência da Brigada Militar (BM). Preso, Reis admitiu a co-autoria dos assassinatos, revelou o envolvimento do amigo com o qual dividia um apartamento no bairro De Zorzi e indicou aos policiais militares onde os corpos das vítimas foram jogados: um lixão clandestino em um penhasco no Distrito de Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul. 

     A BM também recuperou os objetos roubados das vítimas. De acordo com a delegada Suely Rech, que interrogou Reis, o crime teria sido premeditado. O rapaz relatou que ele e o colega chegaram a pé na moradia por volta das 20h30min de terça-feira.

     Naquele momento, somente Vinicius e o amigo Germano estavam em casa, brincando. Fernandes participava de um jogo de vôlei com amigos em uma quadra no bairro Bela Vista. Para entrar na residência, os ex-funcionários disseram para Vinicius que precisavam falar com o pai dele. Justificaram, inclusive, que haviam sido chamados pelo empresário e deveriam aguardar. Como conhecia Reis e o outro suspeito, Vinicius liberou o acesso. A dupla permaneceu na casa até a chegada de Fernandes. 

     Enquanto os adolescentes ficaram na moradia comendo pizza, o empresário seguiu com a dupla até o escritório da empresa, que fica ao lado. Lá, após alguns minutos de conversa sobre débitos trabalhistas, Fernandes teria se desentendido com a dupla. Ele levou um soco no peito e caiu no chão. Em seguida, foi enforcado com a camiseta de Reis. 

     Posteriormente, os criminosos chamaram Vinicius alegando que o pai gostaria de conversar com ele. Quando o adolescente subia as escadas, recebeu um golpe de gravata no pescoço e foi asfixiado. Dali, os comparsas desceram ao salão de festas, onde estava Germano. Reis sufocou o menino com as mãos. 

     Após as mortes, a dupla colocou os corpos em sacos plásticos e seguiu para o lixão de Santa Lúcia do Piaí, distante cerca de 14 quilômetros da moradia. Para isso, eles usaram um utilitário Kangoo, pertencente a Fernandes. O veículo também foi usado para transportar as mercadorias roubadas até o apartamento dos amigos, no bairro De Zorzi.

     Conforme a delegada Suely, o suspeito foragido já planejava assaltar a moradia há mais tempo. Entretanto, ele e Reis foram demitidos semanas antes do triplo assassinato porque Fernandes descobriu que a dupla e um terceiro funcionário (sem envolvimento no crime) pretendiam abrir uma empresa concorrente. 

     — Tudo se somou. O plano de furtar objetos da casa e a demora do empresário em pagar parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o foragido, o que acabou culminando no crime. Acreditamos que o crime foi planejado com antecedência porque a dupla já sabia onde esconder os corpos — conta a delegada. 

     Reis está preso preventivamente. A prisão do outro suspeito já foi solicitada pela Polícia Civil. Bombeiros resgataram os cadáveres no final da noite de sexta-feira.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário