quinta-feira, 31 de março de 2011

Viagem do Prefeito de São Martinho a Brasília

     O prefeito de São Martinho Jeancarlo Hunhoff, acompanhado do vereador, Marino Krewer (PP), do suplente Luciano Classmann (PTB) e do assessor jurídico Dr. Antonio Guido Classmann esteve em Brasília em busca de soluções por parte do Governo Federal para projetos que tramitam na esfera federal e reivindicar mais recursos para o município.
     Ao termino da extensa agenda em Brasília, o prefeito Jeancarlo avalia sua ida à Capital do País como proveitosa, “Pois, diante do corte no orçamento por parte do governo federal de R$ 13 milhões já no inicio do mandato da presidente Dilma, os municípios serão muito prejudicados e não podemos nos acomodar em nosso gabinete e esperar que a ajuda caia do céu, temos que unir forças e ir a busca de recursos federais para melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa gente. Sabendo que os recursos que conseguimos no ano de 2009 em Brasília foram aplicados em benefícios a população no ano passado”, diz o prefeito.
     Em Porto Alegre, na volta de Brasília, alem dos contatos com deputados parceiros do seu município, o  prefeito manteve audiência com a direção do CNEC, e na pauta, o assunto das ruínas do prédio da entidade em São Martinho.     Na ocasião, foi entregue em mãos a proposta de aquisição do imóvel por parte do poder publico municipal, que pretende reestruturar o mesmo e entrega-lo a comunidade escolar. Segundo o prefeito Jeancarlo, “Este terreno onde o prédio esta edificado foi uma doação voluntária de um valoroso cidadão sãomartinhense, o saudoso Fausto Amadeu Nichele, e estamos empenhados para que continue sendo utilizado para o fim a que foi destinado, a Educação”.
Informação: Rádio Renascer FM

Justiça interdita Penitenciária Modulada Estadual de Osório

Justiça interdita Penitenciária Modulada Estadual de Osório<br /><b>Crédito: </b> Antônio Sobral / CP Memória

Justiça interdita Penitenciária Modulada Estadual de Osório 
Crédito: Antônio Sobral / CP Memória

     A Justiça gaúcha determinou, nesta quinta-feira, a interdição total das alas de regime fechado da Penitenciária Modulada Estadual de Osório. O regime semiaberto teve interdição parcial e o aberto foi fechado de forma definitiva. A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público, a partir de inspeção realizada na unidade penitenciária.
     Durante a fiscalização, foram verificadas diversas irregularidades: superlotação da massa carcerária, deficiências estruturais e nos materiais dos alojamentos, além de falta de higiene e de condições de habitação. Além disso, a cadeia contava com baixo número de agentes para controle e segurança do local.
     A penitenciária tem uma capacidade para 476 apenados para o regime fechado. No entanto, atualmente tinha 1.265 apenados, distribuídos nos três regimes. Para atender às dificuldades em remover os detentos para outras casas prisionais, a juíza Conceição Aparecida Canho Sampaio, que assinou o caso, autorizou o recebimento e permanência de presos, em caráter provisório, por prazo irrevogável de mais cinco dias. 
     A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) é a responsável pela remoção dos detentos para outras casas prisionais. 
Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Bancada do PDT aguarda investigação do governo no DAER

      Depois de o governo anunciar a formação de uma força-tarefa com poderes de investigação no DAER, o líder da bancada do PDT, deputado Gerson Burmann, afirmou nesta quarta-feira (30) que a bancada confia nas ações do governo, vai acompanhar o trabalho e aguardará os resultados prometidos para os próximos 90 dias. Dos sete deputados do PDT, seis não assinarão o novo requerimento de pedido de CPI para investigar o DAER a ser apresentado pelo deputado Diógenes Basegio (PDT).
      “Estamos em sintonia com o governo e confiando na credibilidade de todos os órgãos envolvidos na investigação do DAER, inclusive com a participação da Assembleia Legislativa”, adiantou Burmann, ao informar que a bancada, por enquanto, não assinará o novo pedido de requerimento de formação de CPI a ser apresentado pelo deputado Basegio. Disse, ainda, que a bancada entende a iniciativa do deputado, mas manterá o alinhamento com as ações do governo.
      “Confiamos no governo, no Ministério Público, no Ministério Público de Contas e no Tribunal de Contas, assim como nas secretarias da Fazenda, da Infraestrutura e Casa Civil, que conduzirão a investigação, acreditando que a ação conjunta de todos esses órgãos provocará a limpeza geral que se espera no DAER, depois das denúncias de corrupção e do lamentável histórico de irregularidades naquele setor”, destacou o deputado Gerson Burmann.
Fonte: Francis Maia - MTB 5130 / Gabinete do deputado Gerson Burmann

Edegar Pretto defende hospital regional de Palmeira das Missões em Brasília



     No que depender do deputado Edegar Pretto, o Hospital Público Regional com sedes em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen está perto de sair do papel. Ele acompanhou um grupo de mais de 100 pessoas representando prefeituras da região em uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, nesta terça-feira (29), para apresentar o projeto do hospital de média e alta complexidade que atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
     Com o plenário cheio, o ministro se disse comprometido com a execução mais rápida possível da obra e impressionado com o tamanho e a importância da construção do hospital para a população da região.
     Como único deputado estadual presente, Edegar Pretto falou das mudanças que a obra trará para os moradores da região. “Muitas vezes as pessoas saem de suas casas ainda mais doentes do que já estão pela distância e a incerteza do atendimento. Palmeira das Missões vai se tornar um centro de referência em saúde do estado”, disse.
     O hospital beneficiará cerca de 500 mil pessoas e contará com 180 leitos em um primeiro momento para atendimento de média e alta complexidade. Já estão empenhados R$ 40 milhões do governo federal para a realização da obra, em um convênio assinado ainda no governo anterior, pelo ex-ministro José Gomes Temporão.
     Um representante da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul presente no encontro falou da disposição do governo em dar as condições para que a obra se concretize. Ele garantiu que o projeto contará com a participação do governo gaúcho.

Deputado discute implantação de albergue público no município
     Como o hospital deve atrair muitos pacientes de outros municípios, já que se tornará referência na saúde regional, foi tratado também na reunião o tema do Projeto de Lei 36/2011, do Poder Executivo, que institui o Programa Casas da Solidariedade, os albergues públicos.
     O projeto vai ser levado a discussão em Palmeira das Missões nesta sexta-feira (01) em uma audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos proposta por Edegar Pretto. Já foram convidados para participar representantes de saúde e de assistência social dos municípios da região, do governo do estado e do governo federal, além da comunidade em geral. A audiência pública será realizada às 8h30min na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões.
Fonte: Cristina Rodrigues - MTE 14850 / Gabinete do deputado Edegar Pretto

Jeferson destaca prioridades para educação na Região Noroeste



     O deputado Jeferson Fernandes (PT) conversou com o secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo, antes da sua ida à Região Noroeste. Eles estiveram juntos na última quarta-feira (30/3) quando o secretário esteve reunido com a bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia. A modernização da rede e a formação permanente dos educadores são as prioridades da pasta. “Além de melhorar a infraestrutura das nossas escolas, é preciso valorizar os profissionais da educação. Para isso, podemos fazer convênios com as universidades públicas e comunitárias. E o ensino técnico precisa estar aliado à atuação dos institutos federais da nossa grande região”, pontuou Jeferson.
     O secretário vai estar em Santa Rosa na sexta-feira, quando faz palestra no Centro Cívico Municipal a partir das 8h30. Às 10h30, ele estará reunido com reitores e direção do IFET e às 11h30 dará coletiva à imprensa. A agenda na fronteira noroeste se encerra com um almoço com lideranças políticas da região e da base do governo seguido de visita a 17ª CRE, coordenada por Ilse Bamberg.
Fonte: Cristiane Vianna Amaral - MTB 8685 / Gabinete deputado Jeferson Fernandes

Enquete do JA mostra 89% de apoio ao uso de Uniforme Escolar



     O Jornal do Almoço transmitido pela RBS TV nesta quinta-feira (31) realizou uma enquete sobre o uso de uniforme em Escolas Estaduais. O resultado mostrou que 89% dos telespectadores são favoráveis a iniciativa. O uso do uniforme foi proposto pelo deputado estadual Adilson Troca (PSDB) através do projeto de lei 92/2011.
     De acordo com o projeto alunos do ensino regular da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas estaduais terão o direito a utilização de uniforme escolar custeado pelo Estado. O objetivo é eliminar diferenças quer inferiorizam e discriminam crianças e jovens oriundos de famílias de menor capacidade econômica.
Fonte: Rodrigo Wenzel - MTB 12624 / Gabinete deputado Adilson Troca

Deputada Zilá recebe prefeito de Derrubadas para tratar sobre barragens do Garabi e Panambi

 

     A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) recebeu na manhã desta quinta-feira, 31/03, o prefeito do município de Derrubadas, Almir José Bagega, para tratar sobre as barragens do Garabi e Panambi. Em maio será realizada uma audiência pública na região para debater o tema, em cidade ainda ser definida. Em fevereiro, uma comitiva de prefeitos da região Celeiro, esteve em Brasília, juntamente com a deputada Zilá, numa audiência com o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
     Na oportunidade, o ministro afirmou que o Salto do Yucumã não será afetado pela implantação de novas barragens hidrelétricas, o que poderia causar impacto ambiental no maior salto longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão, localizado no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. “Precisamos saber qual será o impacto da construção da hidrelétrica e o que poderá causar, principalmente no Salto do Yucumã, um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul”, afirmou a deputada Zilá.
Fonte: Eduardo Pires - MTB 15463 – Gabinete Deputada Zilá Breitenbach

Garoto é apreendido após atear fogo em homem em BH

     Um menino de 12 anos foi apreendido nesta quinta-feira (31) após atear fogo em um homem, de 48 anos, no Bairro Nova Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, o jovem usou álcool para colocar fogo no homem, que foi socorrido e levado ao Hospital João XXIII.
     De acordo com o hospital, a vítima teve queimaduras de 1º, 2º e 3º graus por todo corpo. O homem  foi encaminhado ao bloco cirúrgico e o estado dele é grave.
     Os militares disseram que o garoto brincava com palitos de fósforos. Ele teria começado a jogar palitos acessos no homem, que estaria embriagado. A polícia disse ainda que o menino teria comprado um litro de álcool e jogado a substância na vítima, ateando fogo em seguida.
     O garoto foi encaminhado ao Conselho Tutelar. Segundo a PM, a mãe dele o acompanhou. Menino disse aos militares que estava brincando e teria tentado apagar o fogo.
Fonte: Do G1 MG

MST inicia marcha por assentamentos no RS

     Cerca de 250 sem-terra que estavam acampados no Parque de Exposições de Palmeira das Missões (RS) deixaram hoje o local e iniciaram uma marcha para Carazinho, a cem quilômetros de distância.
     O grupo é o mesmo que invadiu a Fazenda Palermo e permaneceu dois dias dentro da propriedade rural, em São Borja, há duas semanas. Os manifestantes tentam pressionar o governo federal a apresentar um cronograma para o assentamento das mil famílias acampadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
     O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reclama o cumprimento de um acordo firmado em 2007 com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prevendo o assentamento de todas as famílias então acampadas no prazo de um ano. O Incra considera que já fez o que estava naquele tratado porque, desde então, já assentou ou regularizou lotes para 2,2 mil famílias no Estado.
     O superintendente regional Roberto Ramos diz que a definição das novas metas estaduais de assentamentos depende da disponibilização de recursos pelo Incra nacional, que trocou de direção há poucos dias, e de acordos com o governo estadual, que vai participar do esforço para acelerar a reforma agrária.
     No primeiro dia da marcha, os sem-terra se deslocaram por 22 quilômetros, sendo seis a pé e 16 embarcados em ônibus. O grupo passaria a noite num pavilhão comunitário em Novo Barreiro. A próxima etapa, de nove quilômetros, até Barra Funda, está prevista para amanhã. O deslocamento será feito a pé, se não estiver chovendo na região.
Fonte: ELDER OGLIARI - Agência Estado 

Em meio a crise, presidente anuncia eleições para 5 de junho em Portugal

O presidente Anibal Cavaco Silva durante o anúncio do palácio presidencial Belem, em Lisboa (Foto: Armando Franca / AP)

O presidente Anibal Cavaco Silva durante o anúncio
do palácio presidencial Belem, em Lisboa
(Foto: Armando Franca / AP)

     O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, anunciou nesta quinta-feira (31) a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas no dia 5 de junho, em uma decisão esperada após a renúncia do primeiro-ministro José Sócrates na semana passada.
     "Depois da renúncia do primeiro-ministro, decidi dissolver o Parlamento e convocar eleições gerais para 5 de junho", disse Cavaco Silva em declaração transmitida pela televisão.
     Ele acrescentou que a administração de Sócrates permanecerá como governo interino até as eleições.
     Uma crise financeira levou à renúncia do primeiro-ministro na semana passada, após o Parlamento rejeitar um plano de austeridade, o que provocou rebaixamentos da nota do país por agências de classificação de risco, que afirmaram que um pacote de resgate financeiro do país é agora mais provável.
     A permanência do governo de Sócrates em caráter interino até a eleição pode prejudicar a capacidade do governo de buscar um pacote de resgate, mesmo que a situação de financiamento se deteriore ainda mais.
     Economistas têm se concentrado em dois grandes pagamentos de dívida nos próximos meses. A maioria deles afirma que o país levantou recursos suficientes neste ano para poder honrar cerca de 4 bilhões de euros (5,63 bilhões de dólares) em abril.
     Mas outros afirmam que o país ainda precisa conseguir dinheiro para pagar quase 5 bilhões de euros em junho, o que pode se provar proibitivamente caro ou sem atratividade para os investidores.
Fonte: Do G1, com agências internacionais

Avança projeto para instalação de Hospital


     O Ministério da Saúde confirmou o andamento dentro do cronograma previsto do projeto para instalação de Hospital Federal em Palmeira das Missões. A Instituição de Saúde regional terá estrutura complementar em Frederico Westphalen e atenderá uma área de abrange cerca de 400.000 pessoas. O Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP) acompanhou os detalhes em audiência nesta terça-feira(29) com o Ministro Alexandre Padilha.
     “Será uma conquista muito importante para região, já que aumenta o atendimento em saúde para diversas comunidades. Agora, como Deputado Federal, estou presente nas horas das decisões, participação mais efetivamente destes pleitos regionais, que se somam aos trabalhos que já vinham sendo realizados”, diz Jerônimo.
     Ao apoiar o projeto do Hospital Federal na Região Norte do Estado, Jerônimo apresentou ao Ministro a proposta do Hospital Micro-regional em Santo Augusto. De acordo com posição do representante do Secretário da Saúde do RS, Ciro Simoni, presente na audiência, a intenção do Estado é fazer que um hospital deste porte não se sobrecarregue, criando-se mecanismos para que sejam distribuídas menores demandas. “Desta forma o Hospital micro-regional de Santo Augusto seria complementar para atendimentos na região. Colocamos ao ministro também a posição para que o Hospital de Santo Augusto seja avaliado como projeto para ser um Hospital Federal”, destaca o Deputado Jerônimo.   
     O Prefeito e Santo Augusto, Alvorindo Polo, estará solicitando audiência para os próximos dias com o secretário da Saúde Ciro Simoni para discutir o projeto do Hospital em Santo Augusto. O projeto do Hospital Federal em Palmeira das Missões terá início agora e começará com sua execução, em abril, com a concretização da primeira etapa de quatro previstas.
Informações e Foto: Rádio Querência AM 

Campus retoma as atividades do curso com temáticas africanas e indígenas

Campus retoma as atividades do curso Educação, Cultura Africana,
 Afro-brasileira e Indígena numa Perspectiva Curricular

     O Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto realiza na próxima semana, nos 04 e 05 e abril, a segunda etapa do curso "Educação, Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena numa Perspectiva Curricular".
     Inicialmente, o curso seria retomado nos dias 10 e 11 de março, mas por problemas no repasse dos recursos, o início das atividades teve de ser adiado.
     A capacitação gratuita, com carga horária de 60 horas, iniciada em novembro de 2010, sob a coordenação do professor Ricardo Corrêa e da Assessora de Ações Inclusivas do IF Farroupilha, Tânia Hansel, totalizou 130 inscritos, dentre servidores do Campus Santo Augusto, acadêmicos, professores da rede pública municipal e estadual, e demais interessados.
     As atividades iniciam na segunda-feira, dia 04, às 14h a cargo dos professores do Campus Santo Augusto, Osmar Lottermann e Joel Carini. À noite, às 19h, o professor e historiador da Unijuí, Dinarte Belato, ministra palestra com o tema "Relações étnico-raciais na educação". Na programação do curso também haverá, além de palestras, apresentações teatrais e oficinas.
Fonte: Carla Maron - Jornalista do IF Farroupilha Campus Santo Augusto

Heinze reinicia discussões sobre assimetrias do Mercosul


     As assimetrias comerciais e a concorrência desleal existentes entre os países do Mercosul,  levou o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) e a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), na última terça-feira (29), ao Ministério das Relações Exteriores para uma audiência com ministro Antonio Patriota. 
     O progressista expôs ao chefe da Pasta a preocupação do setor agrícola com as disparidades entre os países do bloco econômico e citou exemplos dos produtores de arroz, trigo, alho, cebola e vinho, dos três estados da Região Sul do Brasil, que há anos acumulam prejuízos devido a entrada desleal de produtos provenientes da Argentina, Uruguai e Paraguai. 
     Heinze ressaltou que acordos e parcerias comerciais entre nações são salutar, desde que prevaleça a lei da reciprocidade. Caso contrário só demanda prejuízos. “Para se ter uma idéia um trator John Deere 5605, produzido no Rio Grande do Sul é vendido na Argentina por R$ 54 mil, e no Brasil o preço desta maquina está em torno por R$ 90 mil, quase o dobro do preço. Além disso, o frete cobrado para uma tonelada do arroz produzido no Uruguai, de Montevidéu para Recife, é de US$ 45; enquanto o valor para transportar a mesma quantidade do grão gaúcho, de Rio Grande para Recife gira em torno de US$ 80. Portanto, são acordos impraticáveis, as contas não fecham nunca”, desabafa.
     Segundo Heinze, são oito anos que ele vem discutindo o assunto com o governo federal e espera que a presidente Dilma Rousseff interfira nesse processo e tome uma decisão política capaz de equilibrar as relações comerciais entre os parceiros do bloco. “O Mercosul pode ser bom para o país, mas não é bom para os produtores rurais, setor responsável pela estabilidade da economia”. 
     O parlamentar alertou aos embaixadores dos problemas enfrentados, e disse que se nada for feito, determinadas culturas ficarão impraticáveis. “Isto tem nos preocupado muito, sabemos que a produção dos países vizinhos não é mais competitiva do que o grão no Brasil, mas os agricultores argentinos e uruguaios têm diferenças significativas que lhe são favoráveis”, destaca.
     O Chanceler Antonio Patriota acenou com a possibilidade de estudar os pleitos e discutir o assunto com outras áreas do executivo. 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Tumulto envolve presidente do TCE e jornalista

     Na noite desta quarta-feira, 30, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi o cenário de um desentendimento entre o presidente do órgão, João Osório, e o jornalista Vitor Vieira. A discussão aconteceu por volta das 19h30 e foi assistida por pelo menos seis pessoas, entre elas os conselheiros Algir Lorenzon e Cezar Miola, o chefe da assessoria de imprensa do TCE, Marcos Rolim, funcionários de portaria e agentes da Brigada Militar.
     O motivo da briga, conforme Vitor explicou ao Coletiva.net, teria sido a contestação referente à licitação de coleta de lixo por contêineres em Porto Alegre. “Este processo é fraudulento e dirigido à empresa Thenac, de Canoas, que ganhará a concorrência”, afirmou o jornalista que ingressou com representação contra a licitação em janeiro deste ano.
     De acordo com Vitor, após exigir providências dos conselheiros e do presidente, teria sido insultado por João Osório e retirado, à força, por um suposto segurança. O jornalista teria sido atirado contra a traseira de um carro. O profissional da imprensa registrou boletim de ocorrência e garantiu que entrará com representação contra João Osório e o suposto segurança.
     Chefe da assessoria de imprensa do TCE, Marcos Rolim confirmou ao Coletiva.net parte da versão relatada por Vitor: houve troca de xingamentos. Rolim negou, no entanto, qualquer tipo de violência física. “Vitor Vieira falava alto, em tom provocativo e deselegante. Quando o presidente o interrompeu para se defender, o jornalista ligou um gravador, no que ouviu como resposta insultos sobre o seu caráter”, disse Rolim.
Fonte: coletiva.net

Santo Ângelo: Promotora Rosângela diz que pais devem estar mais presentes na educação dos filhos

     Mais de 800 pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família participaram da palestra realizada no Teatro Antônio Sepp, na tarde de quarta-feira, 30. Na ocasião a promotora Rosângela Corrêa da Rosa ministrou a palestra “O que o pai e a mãe podem fazer pela educação dos filhos”. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania. 
     Em sua apresentação, a promotora disse ser fundamental o acompanhamento efetivo dos pais na vida escolar de seus filhos, tendo em vista um levantamento, feito sobre o quadro de evasão e repetência, indicar que a ausência da família é um dos fatores decisivos nessa causa. “O valorizar da criança não é apenas dizer ao filho que ele deve ir ao colégio. Os pais precisam verificar o dever escolar do adolescente, ir até o educandário quando necessário, demonstrar de certa forma ao filho uma atenção permanente no que se refere educação”, frisou. 
     Rosângela observa que hoje muitos pais acreditam que basta mandar a criança ou o jovem para a escola. Segundo ela, esse é um conceito equivocado de que o professor resolve tudo em sala de aula. “Então, quando o aluno é advertido ou mandado para casa, os pais ao invés de perguntar ao filho o que ele fez de errado, optam em ir à escola cobrar explicações dos professores sobre o porquê da punição”, comentou. 
     A promotora salientou ainda que a escola sozinha não consegue atuar de forma plena nesse processo sem a participação da família que é a base da educação. “Um professor convive com o aluno, diariamente, por quatro horas, enquanto a família cerca de 20 horas. Torna-se impossível a escola, sozinha, resolver essa questão. O objetivo de um bom desempenho do estudante em sala de aula não será alcançado sem uma participação efetiva dos pais”, completou. 
     PRESENÇA 
     Estiveram presentes na palestra, destinada aos beneficiários do Programa Bolsa Família, o prefeito em exercício, Adolar Queiroz, a secretária de Assistência Social, Tânia Biacchi, a coordenadora da pasta, Valdeci Braga, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcia Nardão Martin.
Fonte: C.DEVICARI/AIPSA

Motorista embriagado provoca acidente com morte

     Um motorista embriagado provocou um acidente que terminou em morte por volta das 4h20 de hoje na BR 158, perímetro urbano de Cruz Alta.
     Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um homem de 29 anos conduzia uma camionete S 10, placa de Tupanciretã, quando ao sair da Avenida Saturnino de Brito, atravessou a rodovia e colidiu no rodado de uma carreta bri-trem, placa de Canoas.
     Com o impacto morreu no local do acidente o caroneiro da S 10, Hemérson Roberto da Rosa Souza, de 27 anos, também de Tupanciretã.
     O motorista da camionete teve lesões leves. O teste do etilômetro comprovou que ele estava bêbado.
Fonte: RPI

TCE/SC absolve prefeitura de Palhoça da denúncia de desvio de verbas em merenda escolar

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE) absolveu a prefeitura de Palhoça e a Secretaria Municipal de Educação de uma denúncia de desvio de R$ 830 mil, referente ao pagamento à empresa SP Alimentação, que era responsável pelas merendas do município. O processo foi aberto em 2009, quando o Tribunal pediu para serem apresentadas provas contra a acusação.
     O prefeito Ronério Heiderscheidt foi totalmente absolvido. A secretária de Educação, Jocelete Isaltina Silveira dos Santos, terá que pagar uma multa de R$ 2,3 mil. O advogado que acompanhava o caso e preparou a defesa na época, Filipe Mello, explicou que a penalidade está relacionada com erros na elaboração do processo de contratação da empresa.
     — Eu não saberia dizer quais foram esses equívocos, mas não tem relação com a irregularidade financeira. Tanto que ela que não foi acusada de improbidade administrativa — ressaltou Mello, que se licenciou da função de advogado, para assumir a Secretaria de Estado de Planejamento.
     A secretária também não soube dizer o motivo das multas.
     — Precisaria me inteirar mais da decisão. Mas estou muito feliz com o resultado. Eu já esperava isso, porque na época reuni todos os documentos provando que os pagamentos da empresa eram feitos de maneira correta — observou.
     A denúncia alegava que a prefeitura não descontava do valor do contrato com a SP Alimentação, a quantia gasta com o salário das merendeiras. Pela licitação, mesmo após à terceirização, elas continuavam sendo servidoras da prefeitura. O desconto não aconteceu nos anos de 2006 e 2007. Em junho de 2009, após o TCE constatar as irregularidades, ele deu aos envolvidos um prazo para se defenderem.

     Merenda da cidade não é mais terceirizada
     Na mesma época da denúncia, a prefeitura de Palhoça tentou romper contrato com a SP Alimentação, após denúncias do Ministério Público Federal, em diferentes cidades do país onde a empresa atuava. Favorecimento de licitações e pagamento de propina foram irregularidades apontadas pelo órgão.
     De acordo com a secretária de educação, o contrato não foi rompido, e nem renovado, quando terminou. A merenda da cidade voltou a ser municipalizada.
Fonte: Diário Catarinense

Prédio desaba em aeroporto na Flórida e deixa 70 pessoas soterradas

Tormenta atinge o Cabo Canaveral, na Flórida / Reuters
Tormenta atinge o Cabo Canaveral, na Flórida / Reuters


     Um prédio do aeroporto na cidade de Lakeland, Flórida (EUA), desabou nesta quinta-feira, deixando cerca de 70 pessoas soterradas.    De acordo com a rede CNN, o desabamento foi provocado pelos fortes ventos na região. Um tornado teria se dirigido à Tampa, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, dos EUA.

     As pessoas soterradas participavam do tradicional Sun 'n' Fun Aviation Fair, um festival da aviação.
Fonte: Agência O Globo

Usina de Fukushima deve ser desativada, diz premiê japonês

Usina de Fukushima deve ser desativada, diz premiê japonês<br /><b>Crédito: </b> Yoshikazu Tsuno / AFP / CP

Usina de Fukushima deve ser desativada, diz premiê japonês 
Crédito: Yoshikazu Tsuno / AFP / CP

     O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, disse nesta quinta-feira que a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi deve ser desativada. Ele não informou, porém, quando isso ocorrerá. As autoridades japonesas estão com dificuldades de consertar os reatores da usina que, desde o terremoto seguido de tsunami no último dia 11, foram parcialmente destruídos. Em decorrência dos estragos, houve explosões e vazamentos radioativos. A Tokyo Electric Power Company (Tepco), que administra Fukushima Daiichi, informou ser “inevitável” desativar quatro dos seis reatores, que passam por um processo de resfriamento há 20 dias. 
     O presidente da Tepco, Tsunehisa Katsumata, sinalizou ontem que os reatores 5 e 6 deverão ser poupados da desativação. As primeiras instalações de Fukushima Daiichi foram construídas há mais de 40 anos na costa do Pacífico, a 250 quilômetros de Tóquio.
     O presidente da França, Nicolas Sarkozy, propôs hoje em Tóquio uma reunião das autoridades nucleares dos países do G20 para definir uma “norma de segurança nuclear internacional”. Segundo ele, o ideal é realizar a reunião em maio. 
     “Pedimos às autoridades independentes dos países do G20 para se reunir, se possível em Paris, para definir uma norma de segurança nuclear internacional”, disse Sarkozy .“É absolutamente anormal que essas normas internacionais de segurança não existam”, afirmou ele, que foi à capital japonesa prestar "solidariedade” às autoridades.

     Contaminação
     A Tepco informou hoje que a taxa de iodo radioativo na região marítima que cerca a área está 4.385 vezes superior ao normal. A medição foi feita a 300 metros da área acidentada da usina. Segundo os especialistas, é o nível mais elevado de iodo 131 registrado desde o início da catástrofe ocorrida no último dia 11.
     No último sábado, a taxa de iodo radioativo era 1.250 vezes superior ao normal e, no domingo, 1.850 vezes. No início da semana, a taxa baixou, mas ontem voltou a subir, atingindo 3.355 vezes.
Fonte: Agência Brasil

Venezuela tem quase 500 casos de gripe suína

     Caracas – O número de casos confirmados de gripe suína na Venezuela este ano já é de 482, informaram autoridades locais nessa quarta-feira. Desde o início do surto, no dia 17, duas mortes causadas pela doença foram confirmadas no país sul-americano.
     Na televisão estatal venezuelana, a ministra da Saúde Eugenia Sader disse que os casos foram diagnosticados em 19 dos 24 Estados do país, inclusive na capital, mesmo número do balanço anterior, divulgado na segunda-feira.
     Opositores do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusam o governo de não ter adotado medidas suficientes para conter o vírus.
Fonte: (AE)

Caso Mabilia Rhoden deverá ter veredito final hoje

     Na noite de hoje (31/03/2011), acontece junto à câmara de vereadores Jeovani Paulo de Humaitá mais uma Sessão Extraordinária sobre o caso da vereadora Mabilia Rhoden. Já seu advogado de defesa, o Dr. Ernesto Rodrigues Sobrinho, que na semana que passou Requereu adiamento da sessão, por ter  compromissos pré-agendado, deverá estar presente.
     Na semana passada, o Requerimento não foi aprovado e a sessão extraordinária foi mantida.  Na ocasião várias pessoas acompanharam a sessão que não durou mais do que 20 minutos. De acordo com o Presidente da Câmara, o Vereador Paulo Schwade a Sessão Extraordinária de hoje sobre o caso será às 19 horas, sendo que não havendo o comparecimento do Advogado de Defesa, a câmara deverá contratar um advogado com recursos próprios para realizar a defesa da ré.  Portanto hoje  deverá sair o veredito final sobre o caso. 
Fonte: Rádio Alto Uruguai AM

Roth elogia Oscar e D´Ale, mas faz ressalva: "Às vezes se desligam"

 Roth elogia Oscar e D´Ale, mas cobra mais atenção da dupla Crédito: Fabiano do Amaral
Roth elogia Oscar e D´Ale, mas cobra mais atenção da dupla 
Crédito: Fabiano do Amaral
    Numa consulta aos 28.085 torcedores colorados que assistiram a goleada do Inter sobre o Jorge Wilstermann por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, provavelmente a maioria absoluta apenas rasgaria elogios a Oscar e D'Alessandro, que começaram a sua primeira partida juntos. Entretanto, o técnico Celso Roth, embora tenha gostado do que viu, fez ressalvas à parceria e cobrou, em sua entrevista coletiva depois do jogo: “Precisam ter um pouco mais de atenção”. 
     Segundo Roth, o problema da dupla não foi com a bola dos pés. Pelo contrário: “Tecnicamente, eles sobraram. A teoria se comprovou”, analisou, lembrando a entrevista coletiva de terça, quando projetou o sucesso dos dois. Porém, observou: “Pela sua qualidade, às vezes se desligam do jogo e ficam muito longe. Eles têm que estar mais perto um do outro”. O técnico recordou que confrontos mais difíceis virão: “Em jogos em que a qualidade técnica for mais equilibrada, precisamos de mais participação dos dois”. 
     Para o treinador do Inter, o “desligamento” dos dois acarretou na queda de rendimento de Zé Roberto no primeiro tempo. “O Zé ficou um pouco sem função no primeiro tempo”, disse, para ilustrar: “Ficou muito volume no lado esquerdo e quase nenhum no lado direito”. 
     Ainda assim, como não poderia deixar de ser, tenha elogiado a equipe pela goleada: “O Inter manteve o ritmo e foi equilibrado. Poderíamos ter mais felicidade nas conclusões, mas o placar foi bom e o importante era somar os três pontos”. Quanto a Oscar, Roth torce para que ele se transforme em um Giuliano de 2011: “Principalmente um aproveitamento em termos de conclusão. Qualidade ele tem”.
Fonte: Rádio Guaíba e Correio do Povo 

Juventude vira e vence Grêmio com um jogador a menos

 Juventude consegue virada com dez homens contra o Grêmio. Veja fotos. Crédito: Ricardo Giusti
Juventude consegue virada com dez homens contra o Grêmio. 
Crédito: Ricardo Giusti


     O Juventude arrancou uma virada heroica contra o Grêmio, nesta quarta-feira, no Alfredo Jaconi. Com um homem a menos, o clube da Serra aproveitou os muitos erros do Tricolor para empatar e marcar o gol da vitória, nos minutos finais da partida, terminada em 3 a 2.
     Depois de levar sustos no início do primeiro tempo, o Grêmio controlou as ações, mas abriu o placar somente aos 32 minutos, com o centroavante Borges.  O Juventude, porém, deu a resposta no segundo minuto da etapa final e apenas com Leandro, aos 10 minutos, o Grêmio conseguiu o desempate. Aí começou a sequência de erros do Grêmio, quando já tinha um homem a mais, após a expulsão de Rafael. 
     Quando a partida parecia decidida, Cristiano cruzou para uma área dominada por gremistas e Gilson mandou contra o patrimônio, para o fundo das redes, sem chance para Victor, a quem só restou lamentar. Aos 43 minutos, um golaço de Ramiro, que entrou no segundo tempo, definiu a virada. Vinícius Pacheco bobeou na intermediária gremista e a bola chegou para o meia do Juventude, que disparou um lindo chute, no ângulo do goleiro Victor.
     Com o resultado, o Juventude sobe para o quarto lugar na Chave 2, empatado em oito pontos com o Veranópolis, mas com maior saldo de gols. O Grêmio segue na terceira posição, com os mesmos nove pontos do Cruzeiro, mas em desvantagem também no saldo. O líder do grupo é o Santa Cruz
Fonte: Correio do Povo

Segundona Gaúcha - Resultados da 9ª rodada

Bagé
0
x
1
   Farroupilha
São Paulo
2
x
3
   Guarany/BAG
Guarani/CAM
0
x
1 
   Esportivo
Garibaldi
2
x
1
   Aimoré
Brasil/FAR
2
x
0
   Sapucaiense
Atlético Carazinho
2
x
1
   Glória
União
2
x
0
   TAC/Três Passos
Milan
1
x
3
   Juventus
Riograndense
4
x
0
   Panambi

 Hoje a noite para completar a 9ª rodada da primeira fase da Segundona Gaúcha teremos três jogos:

Rio Grande x Brasil de Pelotas
Passo Fundo x Gaúcho
Avenida x Guarani de Venâncio Aires
 Por: Joce Rodrigues