sábado, 26 de fevereiro de 2011

Faltam mil trabalhadores para a safra da maçã na região de Vacaria

Foto: Daniela Xu



     Mesmo com a expectativa de uma safra 20% menor do que a do ano passado em função de perdas decorrentes de granizo, a colheita da maçã movimenta a economia de Vacaria, o maior produtor da fruta no Estado. 
     Até abril, devem ser colhidas mais de 380 mil toneladas no RS. Na região, cerca de 10 mil safristas são contratados. Mas, a cada ano, está mais difícil de conseguir trabalhadores temporários. O problema se agravou no último ano com a recuperação da economia e a consequente migração para empregos fixos de muitos trabalhadores que antes se dispunham a ser safristas. Cerca de mil vagas ainda estão disponíveis. 
     Desde o final de janeiro, a variedade Gala e seus clones (mutações espontâneas da fruta), como a Maxi Gala, estão sendo colhidas. A Fuji e suas variações - que junto com a Gala formam as duas principais do Estado - se iniciam no final de março. 
     — Está faltando gente. Algumas empresas têm trazido trabalhadores de São Paulo, porque o Rio Grande do Sul não tem mais suprido a demanda — confirma o presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Blaise de Laurence Castelet. 
     Empresários do setor da maçã apontam que o boom da construção civil, com o incentivo de programas do governo federal como o Minha Casa, Minha Vida, em todo o Estado, a volta das contratações pela indústria em Caxias do Sul e investimentos em reflorestamento na fronteira oeste sejam os responsáveis pela falta de pessoal. Tradicionalmente, muitos safristas vem das regiões fronteiriças, de poucas indústrias, e com baixa qualificação. 
Fonte: Jornal Pioneiro

Grupo de ciclistas é atropelado em Porto Alegre

Doze ciclistas foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro (Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS)

Nove ciclistas foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro (Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS

     A Delegacia de Delitos de Trânsito de Porto Alegre investiga o atropelamento de um grupo de ciclistas ocorrido na noite de sexta-feira. Nove pessoas foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro. Todas foram liberadas sem ferimentos graves, segundo o hospital.
     O atropelamento ocorreu por volta das 19h30 na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso, no bairro Cidade Baixa. O motorista fugiu do local. Inconformados, os ciclistas chegaram a fechar a avenida.
     Mais de 100 ciclistas participavam do evento promovido pelo movimento Massa Crítica quando um carro entrou no meio do comboio derrubando dezenas de participantes.
     O motorista ainda não foi identificado e está sendo procurado pela polícia. Segundo a delegada Laura Rodrigues Lopes, a Brigada Militar localizou um automóvel Golf de cor preta abandonado cuja placa é a mesma identificada por testemunhas.
     De acordo com ela, as circunstâncias do atropelamento precisam ser investigadas. "O primeiro passo é apurar a autoria, mas antes de colher todos os depoimentos não dá para dizer o que provocou o atropelamento", disse. Fonte G1


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

MP pede esclarecimentos à BM de Santa Maria por doações de bebidas alcoólicas

     O promotor de Justiça de Defesa Comunitária, João Marcos Adede y Castro, notificou quinta-feira, a Brigada Militar (BM) de Santa Maria para prestar esclarecimentos sobre a doação de bebidas alcoólicas feitas à corporação pela Receita Federal, entre 2007 e 2008.
     Foi comprovado que unidades vinculadas à Brigada Militar receberam mercadorias apreendidas pela Receita. O representante da BM tem o prazo de 20 dias para informar, por escrito, o destino dado às bebidas e a outros objetos que não teriam relação com a atividade policial. Entre as mercadorias estavam, por exemplo, roupas íntimas, baralhos, massageadores, brinquedos, prendedor e secador de cabelo, cortador de unhas, gaita (instrumento musical) e triciclo infantil.
     A BM diz que recebia os lotes fechados com produtos diversos e que muitos materiais foram aproveitados, muitos, doados, e outros, destruídos.
     Outras duas organizações militares — a 3ª Divisão do Exército e a Base Aérea de Santa Maria — estão sendo investigadas pelo Ministério Público Militar por também terem recebido doações da Receita, como bebidas e calcinhas.
Fonte: Diário de Santa Maria

Patrão do CTG Pompílio Silva sofre acidente na Estância de Rodeios

        Na quarta-feira o patrão do CTG Pompílio Silva de Santo Augusto, Sr. Egon José Both sofreu acidente em plena Estância, segundo informações havia maquinários trabalhando  nos últimos preparativos para o 29º Rodeio Crioulo, quando em um momento um caminhão estava andando em marcha ré e acabou batendo contra Both que estava de costas e acabou sendo imprensado conta a caçamba de outro caminhão.
     O tradicionalista foi socorrido por amigos que estavam trabalhando no local e levado para o Hospital Bom Pastor, após exames Egon Both foi conduzido para o Hospital de caridade de Ijui, onde ontem deu entrada na UTI. Segundo o quadro clínico houve pequenas lesões nos pulmões.
     Segundo informações do filho Marcelo Both, ainda hoje Egon voltará para o quarto e ficará em observação. 
Fonte: Fernando Almeida/Rádio Querência    

Santa Rosa - Orlando e Tilica deverão esclarecer notícias envolvendo atestados médicos

     O prefeito Orlando Desconsi e o secretário de Administração, Heitor Henrique Cardoso (Tilica) terão que dar explicações na Câmara sobre o elevado número de atestados médicos que funcionários da Prefeitura estão apresentando.
     O prefeito foi convidado e o secretário formalmente convocado esta semana a comparecer à Câmara às 20h da próxima segunda-feira, dentro da sessão ordinária.
     O convite e a convocação é resultam de uma proposição apresentada conjuntamente pelos vereadores Nelci Dani, do PP, e Cláudio Schmidt, do PMDB, aprovada por unanimidade na sessão passada. De acordo com a Lei Orgânica Municipal, nesse caso o prefeito aceita o convite se quiser, enquanto que o secretário é obrigado a comparecer.
     É nítido na Câmara que alguns vereadores não estão digerindo bem as várias notícias dos últimos dias sobre o assunto. Para alguns deles, o enfoque dado denigre a imagem dos servidores. Estão levantando dados para contrapor o impacto frontal intenso gerados pelos números anunciados. Fonte: Jornal Noroeste

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Frederico tem focos do mosquito da dengue e um caso suspeito notificado

     A 19º Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) informou, através do médico veterinário da entidade Mauro Dorneles, que em virtude do surgimento de quatro focos do mosquito da dengue em nossa região, foi encaminhado aos 28 municípios que compõem a 19ª CRS, na região Celeiro e do Alto Uruguai, um oficio para que seja intensificando junto as Secretarias da Saúde dos municípios, o combate ao mosquito da dengue.
     De acordo com Dorneles, essa notificação busca a intensificação das ações de combate ao mosquito, principalmente em Frederico Westphalen, Seberi, Três Passos e Tenente Portela, municípios onde foram encontrados foco do Aedes aegypti.
     Dorneles destacou ainda que em Frederico já foram encontrados entre Janeiro e Fevereiro 10 focos do mosquito da Dengue. Segundo ele dia 2 de março, haverá curso de capacitação dos agentes de combate a dengue de Frederico Westphalen. A partir de então a capacitação será expandida para toda a regional com datas a serem marcadas.
     Em outros municípios do estado como é o caso de São Luis Gonzaga, a situação é mais grave, com casos confirmados da doença. O médico veterinário da 19° Mauro Dorneles, informou ainda que profissionais da nossa coordenadoria serão deslocados para ajudar nas ações em São Luiz Gonzaga.
 
    Já na nossa região, segundo Mauro, há um caso que foi notificado ontem aqui em Frederico. Trata-se de um paciente que veio do Rio de Janeiro com todos os sintomas. Amostras de sangue já foram coletadas e encaminhadas ao laboratório central do estado, que deve enviar o resultado na próxima semana. Há também uma notificação no município de Tiradentes do Sul, conforme explica Dorneles.
     Terça feira a 19º CRS esteve em Três Passos, para um trabalho de conscientização junto a Secretaria de Saúde municipal. Alem dos 10 focos encontrados em Frederico, foram encontrados 7 focos em Três Passos. 
     Seberi, durante estes dois meses do ano, não foi constatado nenhum foco, sendo que no ano de 2010 foram confirmados alguns. Até o momento nenhum caso de dengue foi confirmado nos municípios de abrangência da 19° coordenadoria, porem focos do mosquito foram encontrados e casos suspeitos notificados.
Fonte: Rádio Comunitária FM 97.9 - FW

Um dia depois de quebra-quebra no INSS em Palhoça, atendimento ainda não foi restabelecido

Foto:Guto Kuerten / Agencia RBS
Por conta do quebra-quebra, não houve expediente no INSS em Palhoça

     Um dia depois de a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Palhoça, na Grande Florianópolis, ter sido alvo de um ataque de fúria de uma mulher que perdeu o benefício, os trabalhos ainda não voltaram ao normal. Os cinco médicos peritos do INSS de Palhoça foram trabalhar na agência de Capoeiras, em Florianópolis. Segundo a gerente da agência, Kelly Berger, eles estavam com medo.
     Na quarta-feira de manhã, a cozinheira Rosicleide Gomes da Cruz, 31 anos, teve um acesso de fúria e quebrou oito monitores, cinco CPUs e uma impressora multifuncional. Depois de estar afastada do trabalho por cinco meses por conta de uma depressão, Rosicleide recebeu a notícia de que o pedido de afastamento teria sido negado. Depois do quebra-quebra, não houve mais expediente na agência.
     Ela e o marido foram levados à Polícia Federal, pagaram uma fiança de R$ 150 e foram liberados. Agora ela vai responder o processo por dano ao patrimônio público.
Fonte: Diário Catarinense



Grêmio pronto para enfrentar o Caldeirão de Barranquilla

                          Estádio Metropolitano deverá estar lotado hoje à noite

     Hoje é dia de decisão para o Grêmio na Copa Libertadores da América.
     O Tricolor enfrenta o Junior de Barranquilla na Colômbia naquele que é considerado por muitos o confronto mais difícil neste Grupo 2 da Competição.
     A equipe colombiana tem os mesmos três pontos do Grêmio na tabela de classificação com a diferença de que venceu seu primeiro jogo atuando fora de casa, contra o Léon no Peru, enquanto que o Tricolor bateu o Oriente Petrolero jogando no Olímpico.
     Diante do apoio de aproximadamente 40 mil fanáticos torcedores, a equipe de Barranquilla quer confirmar sua condição de local no estádio Metropolitano.
     Ainda que estejamos apenas na segunda rodada da primeira fase, uma vitória do Grêmio hoje à noite encaminha o Tricolor rumo à classificação para as oitavas de final.
Ainda pelo Grupo 2, o León de Huánaco, adversário gremista no próximo dia 03/03, no Olímpico, venceu o Oriente Petrolero atuando em casa e também chegou aos três pontos na tabela com um jogo a mais que Grêmio e Junior.
     O técnico Renato Portaluppi prometeu divulgar a escalação da equipe que entra em campo logo mais apenas 45 minutos antes da bola rolar.
     A partida desta noite começa às 23h45 no horário de Brasília, 21h45 na Colômbia.
     A transmissão televisiva ao vivo será do canal Sportv para o Brasil.
     A Grêmio Rádio abre suas transmissão a partir das 23h com Rafael Pfeiffer no comando, e as participações de Paula Menezes e Cristiano Oliveski.
Fonte: Portal Oficial do Grêmio

Tarso anuncia reajuste do mínimo regional em 11,6%

Salário de R$ 610 ainda precisa ser aprovado na Assembléia Legislativa

       Após um dia de reuniões entre governo do Estado, empresários e trabalhadores, o governador Tarso Genro anunciou, no final da tarde desta quarta-feira, o novo valor do piso regional para 2011: R$ 610. Acompanhado dos líderes das bancadas de sustentação do governo na Assembleia Legislativa, Tarso enfatizou a intenção do Piratini em valorizar e manter a política do mínimo regional, mas sem fazer relação com o salário mínimo nacional. “A correção anual será feita com base no crescimento do PIB e na capacidade das empresas, principalmente as micro e pequenas, de pagamento”, afirmou o governador. Ele frisou que respeita a posição dos empresários, contrários a manutenção do piso, mesmo enfatizando que não concorda com ela. “O piso regional é um elemento de distribuição de renda”, sustentou Tarso. 
       O índice de reajuste do salário mínimo regional é de 11,6%. De acordo com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, é o maior aumento desde que foi criado, em 2001. O cálculo considera a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 4,3% em 10 meses, mais 7,91% de aumento real. Pestana afirmou que o projeto do salário mínimo regional será enviado à Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira. O secretário disse ainda que o governo criará uma comissão de negociação entre trabalhadores e empresários para até o final do primeiro semestre deste ano construir uma proposta de reajuste do piso para os próximos quatro anos. De acordo com o Dieese, as quatro faixas do piso regional beneficiam 1,13 milhão de trabalhadores gaúchos. 
       O presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, considerou o índice do reajuste insuficiente mas avaliou como positiva a intenção do governo de construir uma política permanente para o piso. Pela manhã, as centrais sindicais tinham apresentado uma contraproposta ao governo de 12,59%. A proposta inicial do Piratini era 10%. De acordo com os cálculos da CUT/RS, o acúmulo de perdas do piso regional chegava a 27,41% antes do anúncio do governo. 
       “Manter o salário mínimo estadual é aumentar as desigualdades regionais e estimular o emprego informal”, argumentou o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, ao criticar, em nota, o reajuste definido ontem. Tigre, que participou com outros presidentes de federações empresariais de uma reunião com Tarso Genro antes do anúncio, já tinha alertado para a elevação dos custos da economia diante de outros estados que não possuem o piso local. 
       “Isso significa menos investimentos e oportunidades de empregos”, disse. Ele salientou ainda que o salário gaúcho contamina as negociações das categorias organizadas com os seus sindicatos e não respeita as peculiaridades de cada segmento e municípios. Para ele, o salário nacional já recuperou o poder de compra dos trabalhadores e, portanto, não há razão para a existência do estadual.

Fonte: Mirella Poyastro / Correio do Povo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Salário mínimo será de R$ 545

[Foto:]

       O Plenário do Senado aprovou há pouco o projeto de lei da Câmara (PLC 1/11) que fixa o salário mínimo de 2011 em R$ 545. Foram derrotadas as duas emendas que propunham valor maior: R$ 560 (DEM) e R$600 (PSDB).
       Falta apenas votar a emenda que impede a aplicação por decreto da política de reajuste que considera a inflação do ano anterior, medida pelo INPC, e o percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
       O debate sobre o valor do salário mínimo nesta terça-feira (23) começou antes mesmo da ordem do dia: os senadores se sucederam na tribuna, criticando ou apoiando a proposta do governo, por fim vencedora. O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou voto favorável ao projeto do governo, em razão da política de reajuste contida no texto e da promessa da presidente da República, Dilma Rousseff, de valorizar também as aposentadorias, criando uma alternativa para o fator previdenciário.
       Antes de a votação ter início, o líder do PPS, senador Itamar Franco (MG), questionou o Regime de Urgência do PLC 1/11, aprovado no dia anterior. Segundo ele, houve desrespeito ao Regimento Interno da Casa, dado que o requerimento foi lido fora da hora do expediente, e não foi levado a voto nominal em Plenário. O presidente do Senado, José Sarney, respondeu que apenas seguiu a praxe da Casa para tais requerimentos. Itamar Franco manifestou inconformismo, no que foi apoiado pela líder do PSOL, Marinor Brito (PA).
       Em seguida, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), leu seu parecer ao projeto, rejeitando as emendas da oposição. Elas previam um salário mínimo de R$ 560 (DEM), R$ 600 (PSDB) e R$ 700 (PSOL) e suprimiam do texto a prerrogativa de o governo definir o valor do salário por decreto, nos próximos anos. Itamar Franco também questionou Jucá, argumentando que, no parecer, o líder do governo não tocou no mérito da proposta, não se detendo nos gastos mínimos necessários para a sobrevivência das famílias. Jucá ressaltou a política de longo prazo de reajuste, segundo ele capaz de recuperar o poder de compra dos trabalhadores.
Os parlamentares da base e da oposição então se revezaram na tribuna para discutir o PLC 1/11, assistidos por representantes das centrais sindicais, que ocuparam as galerias do Plenário.
       O líder do DEM, senador José Agripino (RN), afirmou que bastaria a taxa Selic, dos juros básicos, ter reajuste abaixo de 0,25% para ser possível o pagamento de um salário mínimo de R$ 560. O líder do PSDB, Alvaro Dias (PR) garantiu haver recursos para um salário de R$ 600. De acordo com Alvaro Dias, o governo federal omite receitas de R$ 24 bilhões. O senador afirmou ainda que outros R$ 11,5 bilhões poderiam ser conseguidos por meio da redução de despesas, sem afetar programas sociais e investimentos. Da Redação / Agência Senado

Acesso asfáltico a todos os municípios é defendido por Edegar Pretto




       Em consonância com a política de redução das desigualdades regionais do governo Tarso Genro, o deputado Edegar Pretto intermediou o contato entre as necessidades dos municípios e o vice-governador, Beto Grill. Em reunião no Palácio Piratini, nesta terça-feira (22), o deputado apresentou a demanda por acesso asfáltico entre Braga e Campo Novo, ao lado do prefeito em exercício de Braga, Gilmar José Damiani, e o vice-prefeito e o secretário de Administração de Campo Novo, Cláudio Solano e Clóvis Machado. 
       Diante da grande quantidade de municípios que ainda não têm asfalto que os ligue com o restante do estado, Edegar Pretto sugeriu ao vice-governador que intermediasse uma reunião conjunta com os prefeitos, para tratar do problema como um todo. Só entre a região Celeiro e a de Palmeira das Missões, são 19 municípios nesta situação. “O estado sofreu com o descaso dos governos anteriores, que deixaram um déficit muito grande, aprofundando a desigualdade entre os diferentes municípios e regiões”, resgatou o parlamentar. 
       “Vamos ouvir de forma igual as reivindicações de todos os municípios, independente de orientação partidária. Nosso compromisso é com todos os cidadãos gaúchos que dependem das ações do governo”, disse Edegar Pretto. As obras, de acordo com o deputado, são necessárias para que os agricultores tenham condições de escoar sua produção e para levar mais qualidade de vida aos moradores.
       Beto Grill elogiou a iniciativa de Edegar Pretto e comprometeu-se a articular a agenda entre os prefeitos e o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. Ele destacou o compromisso assumido ainda em campanha de levar acesso asfáltico a todos os municípios até o final do governo. “É uma demanda completamente legítima. Nossas portas estão abertas, seremos sempre parceiros”, afirmou o vice-governador.
       Na reunião, o deputado apresentou também a demanda de Campo Novo para que seja refeito o asfaltamento da pista do aeroporto do município. O vice-prefeito ressaltou a importância do investimento por se tratar do único aeroporto asfaltado da região.
Fonte: Rádio Planeta FM

Elementos armados arrombam e furtam em dois estabelecimentos comerciais

       Dois estabelecimentos comerciais foram alvo de arrombamento e furto por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira (23) na cidade de Miraguaí.
       De acordo com informações da Brigada Militar na Unidade de Atendimento da Creluz foi quebrada a porta frontal de vidro, arrombado o cofre e furtada uma quantia em dinheiro ainda não divulgada.
       Na Rosi Presentes a loja teve a porta de vidro quebrada e segundo a gerencia do estabelecimento furtaram 80 por cento das confecções. 
       Segundo informações da Brigada Militar moradores da redonza presenciaram em torno de seis homens armados em uma S-10 cor escura. As portas de vidro dos estabelecimentos teriam sido quebradas a marreta. Os elementos ameaçaram moradores das proximidades que acordaram com o barulho.

       Miguelitos teriam sido colocados em ruas próximas ao prédio da Brigada Militar e uma camioneta Pampa de cor branca transitou nas proximidades enquanto ocorriam os arrombamentos. Os elementos teriam seguido em direção a Santo Augusto.
       Informações apuradas a pouco pela reportagem da Planeta FM, dá conta de que na cidade de Miraguaí apenas quatro policiais militares estão de serviço com escala interrompida no horário compreendido entre a meia noite até as 09 horas, exatamente no período em que ocorreu o ataque aos dois estabelecimentos na cidade.
       Dos sete policiais militares, um entrou em férias e vai para aposentadoria e dois estão prestando serviço em outros municípios. Fonte: Rádio Planeta FM

Parlamento e Idest fazem parceria para divulgar direitos da criança e do adolescente

                                                                                        Foto: Marco Couto / Ag AL 
                                Villaverde recebeu Andréia Martins e representantes do Idest nesta quarta-feira

Em audiência nesta quarta-feira (23), no Palácio Farroupilha, o presidente do Parlamento gaúcho, Adão Villaverde (PT), confirmou apoio da Casa às ações voltadas à divulgação dos direitos da criança e do adolescente em 2011, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 21 anos. A declaração foi feita durante encontro com representantes do  Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idest).

A presidente do Idest,  Andréia Martins, destacou que serão realizados seminários nacionais no segundo semestre, com apresentação da pesquisa realizada em 2010 em 75 municípios brasileiros, com a contagem e caracterização das crianças e adolescentes em situação de rua. Os eventos, que iniciarão pelo Rio Grande do Sul, visam construir diretrizes para a erradicação do problema. Para a metade do ano, também está prevista a Conferência Estadual dos Direitos da  Criança e do Adolescente. 

Villaverde afirmou que o Parlamento é parceiro nas discussões sobre os direitos das crianças e os adolescentes. Lembrou que a pauta do Idest vai ao encontro do projeto do Parlamento gaúcho, Destinos e Ações para o Rio Grande, que conta com parceria da Câmara dos Deputados e promoverá debates sobre grandes temas de interesse do estado. Já estão previstos seminários sobre a erradicação da miséria, em abril, e sobre segurança alimentar, entre outros com datas a serem confirmadas.

O chefe do Parlamento destacou que a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Miki Breier (PSB), poderá contribuir em relação ao tema. Participaram da audiência o vice-presidente do Idest, Fernando Salomon, e o diretor nacional da Área da Criança e do Adolescente, Joaquim Proença Sigaud. Presidência AL - 23/02/2011