quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Secretaria investiga 10ª morte que pode ter sido causada por remédio

     A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Minas Gerais investiga uma décima morte que pode ter sido causada por um remédio adulterado em Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. De acordo com a secretaria, a vítima teria morrido no dia 22 de novembro.
     Três pessoas prestaram depoimento nesta quarta-feira (14) por suspeita de envolvimento nas mortes. A Polícia Civil informou que o dono da farmácia de manipulação, uma farmacêutica responsável pela produção dos remédios e o gerente da empresa são ouvidos.
     O dono da empresa falou por mais de cinco horas com a polícia. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Herta Coimbra, todos prestaram as informações necessárias e agora é investigar onde foi cometido o erro.
     Policiais voltaram ao laboratório interditado e recolheram o livro de registro com anotações da produção e venda de comprimidos nesta quarta-feira (14). Duas pessoas que fizeram o uso do medicamento permanecem internadas em um hospital da cidade. De acordo com a Polícia Civil, os parentes das vítimas devem ser ouvidos nesta quinta-feira (15).

Investigação

     De acordo com a nota divulgada pela SES, a investigação começou no dia 1º de dezembro e aponta uma possível relação entre as mortes e o medicamento Secnidazol 500 mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma e utilizado para combater verminoses.
     O G1 tentou entrar em contato com a Fórmula Pharma, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
     A investigação começou depois de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação feita no dia 30 de novembro pela Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. No dia 3 de dezembro, foram coletadas amostras na farmácia e foi realizada uma interdição cautelar na área de manipulação de sólidos orais.
     Na manhã de sábado (10), técnicos da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e militares da PM foram à farmácia para coletar possíveis provas. Ao chegarem ao local, constataram que, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. O local foi totalmente interditado e um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento foi registrado.
     A Secretaria de Saúde faz um alerta para que a população não utilize o Secnidazol 500 mg e nenhum outro medicamento da Fórmula Pharma durante a investigação. Ainda segundo a SES, outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento, de acordo com documentos encontrados na farmácia.

Fonte: Do G1 MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário