segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saúde Humanizada

     Dedicação e agilidade são marcas de sucesso de Karina Wahhab Kucharski, presidente da FUMSSAR - Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, que cuida e promove saúde pública na comunidade. Casada com Alexsander Kucharski, tem duas filhas: Halyma Wahhab Kucharski, de seis anos, e Valeska Schwarz Kucharski, de dezesseis anos, sua enteada. Ela adora viajar, dançar e viver.
     Karina nasceu sob a égide de peixes e afirma: Buscar alternativas e caminhos para um melhor sistema de saúde, com profissionais treinados, equipe de excelência, ferramentas apropriadas e planejamento eficaz, são compromissos e práticas diárias da saúde pública. Tudo isso na busca de caminhos para garantir o atendimento humanizado da saúde.
     A entrevistada da VOICE é Karina, que diz trabalhar na área da saúde é trabalhar com todos os elementos da vida das pessoas, por isso é fundamental uma base humanista. 

Qual a história da Karina?
Nasci em Cacequi, região central do nosso Estado, em 1972, sou filha de Muhamad Kamal Wahhab e Zilma Pereira Wahhab, tenho um irmão karim Pereira Wahhab. Meus pais foram comerciantes durante muitos anos, atualmente são aposentados. Cresci nesta cidade maravilhosa, pequena e muito acolhedora onde todo mundo se conhece e de onde eu tenho ótimas lembranças. Nas minhas férias adorava ficar na casa de uma prima, pessoa muito especial para mim, que na época, morava no campo, lembro que eu adorava andar a cavalo, tomar banho de rio e escutar o silêncio do campo. Com dezesseis anos fui morar em Porto Alegre onde fiz a minha formação acadêmica em Terapia Ocupacional, concluí meu curso em 1994, logo após montei uma clínica multiprofissional de reabilitação física. Em 1995 recebi um convite para trabalhar no setor de psiquiatria da Santa Casa de Rio Grande, durante quase um ano, dividi a semana entre o hospital e a clínica em Porto Alegre. Em 1996 minha amiga e sócia da clínica faleceu em um acidente de trânsito e resolvemos fechar a clínica, o que me levou a residir de fato em Rio Grande. Em 1998 meu marido foi aprovado na residência médica do Centro de Pesquisa Epidemiológica da Universidade Federal de Pelotas, por esse motivo, no mesmo período, fui convidada a coordenar o setor de Terapia Ocupacional do Hospital Espírita de Pelotas. No ano de 2000, mudamos para Santa Rosa e logo fui aprovada no concurso de sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde, onde atuava no setor de planejamento da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde até receber o convite do prefeito Orlando Desconsi, para presidir a Fundação de Saúde em janeiro de 2009.

Qual sua satisfação em trabalhar na área da saúde pública?
Eu amo meu trabalho e tenho muito orgulho de toda a minha equipe.  Acredito que quem escolhe trabalhar na área da saúde, principalmente na saúde pública, deve trabalhar com a razão, com o coração e com a alma, só assim terá força de seguir em frente e alcançar os objetivos propostos.

Qual o grande sonho da presidente da FUMSSAR?
Que nós possamos evoluir ainda mais como seres humanos, retomando a vida em comunidade, saindo do individualismo, adotando hábitos saudáveis, com uma alimentação adequada, com atividade física, lazer, preservando o nosso ambiente, para que possamos viver mais, mas com qualidade de vida.

É uma pessoa superativa, inquieta e cheia de energia. O que você faz para se manter sempre motivada?
Eu amo a vida. Todos os dias a primeira coisa que faço antes de levantar da cama é agradecer a Deus por este presente divino que ele me concedeu.  Além disto, a minha família é fundamental, pois ela é que alimenta a minha força, me dá centralidade, paz de espírito e segurança de seguir em frente todos os dias. O bom é que posso contar com minha família e com uma equipe maravilhosa na FUMSSAR. A ginástica é grande, mas vale a pena.

Lidera uma Fundação com muito trabalho, problemas e desafios. Como é estar à frente de um setor de tamanha importância?
É um grande desafio, mas é uma experiência positiva para vida inteira.  Agradeço esta oportunidade ímpar de presidir a Fundação de Saúde e poder compor com quadro de excelência na saúde, como é a equipe de servidores e de diretores da FUMSSAR, pois sozinho nada se consegue, equipe e parcerias são fundamentais para vida.

O que a população pode fazer em relação à campanha de prevenção contra a dengue?
Muitas ações, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água. A participação da comunidade é fundamental, sem a ajuda dela e sem a incorporação das pessoas de que a dengue é um problema social e que a prevenção da mesma é de responsabilidade de todos nós, não venceremos esta guerra.

De que forma sua experiência e de sua família em saúde, fez a diferença em liderar esta atividade tão complexa?
A área da saúde é uma das áreas mais complexas dentre todas áreas sociais, pois ela lida com a vida das pessoas, sem dúvida, o bem mais caro do ser humano. Fazer política pública de qualidade é ainda mais difícil, pois depende de muitos fatores. Precisamos de um planejamento adequado, elaborado juntamente com a população através do controle social nas conferências e nos conselhos de saúde, com equipes que tenham conhecimento técnico e operacional, com vontade política de fazer a diferença e com um financiamento adequado, pois investir em saúde depende de muitos recursos financeiros. O conhecimento que tenho nesta área, a experiência, a integração com a minha equipe de diretores e servidores da FUMSSAR, a atuação firme do nosso conselho e a vontade política de fazer, sem dúvida fazem a diferença de forma muito positiva.

Quem procura mais os serviços de saúde, o homem ou a mulher?
As mulheres representam a grande maioria dos atendimentos prestados pela FUMSSAR. Isso nos traz uma preocupação com a população masculina que procura muito pouco o serviço de saúde, mas que apresenta uma série de doenças. Quando detectadas já apresentam um grau avançado, reduzindo a eficácia do tratamento, aumentando o sofrimento do paciente e o risco de um óbito mais precoce.

Quais são as prioridades principais da política municipal de saúde?
Trabalhar de forma integrada para garantir o acesso de qualidade dos nossos usuários, priorizando as ações de prevenção e proteção da saúde. Uma atenção básica forte, qualificada, com boas condições de trabalho para os nossos servidores que dedicam boa parte da sua vida a cuidar dos outros de forma integral, igualitária e que merecem muito a nossa admiração e respeito. Também devemos investir nas áreas especializadas e hospitalares, fundamentais no cuidado das doenças agudas e inevitáveis. Um sistema de saúde para funcionar bem deve ser tratado de forma horizontal, sem disputas de qual área é a mais importante, pois todas elas são necessárias e igualmente necessária e todas elas serão utilizadas em algum momento da nossa vida.

Século XXI... O que mais leva as pessoas aos consultórios da rede pública?
Houve uma grande mudança no perfil epidemiológico da nossa população. Até a década de 80, tínhamos uma grande preocupação com as doenças infectocontagiosas e com a mortalidade infantil e grande parte das ações de saúde pública eram focadas para estas áreas. Com a evolução tecnológica e com a expansão e qualificação da atenção básica após a criação do SUS em 1988, grande parte destes problemas foram sanados e com o aumento de expectativa de vida da nossa população, o perfil epidemiológico mudou. Atualmente a grande demanda da nossa rede de atenção à saúde são as doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, depressão, doenças cardiovasculares, câncer e doenças relacionadas ao cigarro, álcool e outras drogas. 

Quais foram os avanços da saúde pública e o que falta para ela ser eficiente?
São inegáveis os avanços que tivemos na saúde pública no Brasil desde a implantação do SUS até hoje. Ampliamos e qualificamos consideravelmente o acesso aos serviços de saúde com a expansão em todo território nacional da estratégia de saúde da família. Erradicamos várias doenças infectocontagiosas, diminuindo drasticamente a mortalidade infantil, temos o melhor programa de cuidado a pacientes aidéticos do mundo, temos uma política de sangue de altíssima qualidade, garantimos tratamento oncológico, de terapia renal substitutiva de hemodinâmica, transplante de órgãos e tantas outras áreas que poderíamos preencher toda página citando, porém não podemos negar que ainda temos muito o que avançar , pois ainda temos pessoas morrendo por falta de atendimento nos serviços de urgência em todo país.
A FUMSSAR completou em 2010, seus quinze anos de existência, durante este período houve grandes avanços na saúde do nosso município, muito em função do perfil e da qualidade dos nossos profissionais, mesmo assim, quando assumimos o governo percebemos que ainda tínhamos muito a avançar. Não perdemos tempo, elaboramos um planejamento e fomos atrás de recursos e parcerias, qualificamos a estrutura da nossa rede e ampliamos a oferta de serviços para população. Para saúde pública ser eficiente, devemos conhecer as necessidades da população, ter um controle social atuante, profissionais qualificados e comprometidos, um planejamento adequado e um financiamento justo e vontade política de fazer a diferença. 

O que procura nos amigos? Cumplicidade e confiança.

Frase preferida: "Quase todos podemos suportar a adversidade, mas se quereis provar o caráter de um homem, dai-lhe poder." ( Abraham Lincoln )

Qual talento mais gosta de ter?  Perspicácia e criatividade.

Qual a lembrança mais remota de sua infância?
Da minha avó me contando histórias e cantando para eu dormir no seu colo numa cadeira de balanço que ficava na varanda da casa, que saudades.

Uma mensagem para nossa comunidade:
Nunca desista dos seus sonhos, acredite nos seus objetivos, mas não esqueça de que a vida é o maior e melhor presente que nos foi dado por Deus. Agradeça a ele todos os dias e faça por merecer, cuide da sua saúde, viva em harmonia com a sua família e com os seus amigos, para eles você é insubstituível e ame cada minuto da sua vida como se ele fosse o último, pois nós não sabemos se ele não será realmente o último. Um Feliz Natal cheio de amor, saúde, paz e harmonia e um feliz ano novo a todos.

Fonte: Jornal Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário