sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva do Futebol de Santo Augusto


Copa Noroeste de Futsal

No dia 05 de janeiro numa quarta feira, a equipe do Estrela DPVAT/HM Peças, estreou na Copa Noroeste de Futsal disputada todos os anos em Santa Rosa. Na estréia a equipe de Santo Augusto foi goleada por 9 a 3. Nesta competição de nível profissional o Futsal santoaugustense saiu com 100% de “desaproveitamento”, perdeu todas as partidas que disputou.
 
Copa Querência de Futebol Máster 

No dia 08 de janeiro num sábado a tarde no município de Redentora no estádio do São Jorge, iniciava a 8ª edição da Copa Querência de futebol Máster, Taça Lucidio Sperotto, o homenageado da edição 2011. A competição teve a participação de 10 equipes que foram divididas em duas chaves. A Chave A tinha São Jorge de Redentora, Ouro e Prata de Chiapetta, AESA, União Tamoio e Inter B. A chave (B) tinha o Grêmio, Inter A, Botafogo, América e Grêmio de Ajuricaba. A final da competição aconteceu no dia 12 de março em um sábado a tarde no estádio do Internacional de Santo Augusto o organizador da competição. Naquele dia o Grêmio de Ajuricaba mostrou por que estava com 100% de aproveitamento. O time ajuricabense goleou o AESA por 5 a 0 e conquistou o título da 8 edição da Copa Querência. O Grêmio abriu o placar aos 16 minutos da etapa inicial com Sandro. Aos 27 Dirceu fazia 2x0. No segundo tempo aos cinco minutos numa falha do goleiro Ivan, Nenê fazia o terceiro gol gremista. A equipe da AESA não conseguiu uma reação na partida e acabou levando o quarto gol aos 29 minutos marcado por Gilmar. Aos 35 minutos a AESA perdeu o jogador Pedro, expulso ao levar o segundo cartão amarelo, dois minutos depois Goti fazia o quinto gol do Grêmio, Grêmio de Ajuricaba Campeão da 8ªedição.

Torneio de Verão Celso Sperotto

No dia 09 de janeiro no Ginasião de esportes de Santo Augusto, iniciava-se a Vigésima sétima edição do Torneio de verão Celso Sperotto, Taça UNIJUI e Município de Santo Augusto.  A competição contou com a participação de 30 equipes em três categorias (sênior, feminino e livre) de 12 cidades da região. Na edição de 2011, foi distribuída a maior premiação da história da competição, mais de R$ 8 mil reais entre as categorias. No dia 23 num domingo aconteceu a final da competição foram mais de mil pessoas que compareceram ao Ginasião para acompanhar as finais. Na categoria feminino a Marmoraria Silveira/ Prombi / Mar Rio de Três de Maio, venceu o time de Ijui pelo placar de 5 a 3 e conquistaram mais um título na competição, e ainda de quebra levaram para casa o troféu de melhor Goleira e de artilheira do campeonato. O terceiro jogo da noite já com transmissão da Rádio Querência, foi pela categoria sênior. A Polo Clinica que contava com o apoio maciço do torcedor não deu chances ao CMD de Ajuricaba. Apesar de um primeiro tempo pobre de gols a Polo Clinica consegui terminar os primeiros 20 minutos na frente vencendo por 1 a 0, com o gol do jogador Sarará. Na segunda etapa o CMD de Ajuricaba, foi pra cima e logo conseguiu o empate, mas isso durou muito pouco, menos de 1 minuto depois a Polo Clinica estava novamente na frente com o Gol do Jogador Valdez Assunção. Daí em diante os espaços começaram a aparecer e o time santoaugustense não desperdiçou as oportunidades e fechou o placar em 4 a 2, com Sarará mais uma vez e Vande um vez, Polo Clinica campeão do Torneio de Verão Celso Sperotto categoria Sênior. O último jogo da noite outro time santoaugustense buscava o título. O Tigrão Despachante Camillo que passou maus bocados durante a primeira fase,  que tinha conseguido sua classificação para a segunda fase no último jogo com um jogador a menos e com um gol faltando 8 segundos para o final da partida, enfrentava o time da HPR Inforede / Careca Pneus de Chiapetta.  O time santoaugustense empurrado pela torcida logo foi pra cima, mas encontrou do outro lado uma equipe bem posta em quadra. Faltando 7 segundos para o final da partida o Tigrão/Despachante Camillo conseguiu furar o bloqueio do time de Chiapetta, em um lance dentro da área o goleiro de Chiapetta derrubou o jogador Kleber, pênalti marcado e convertido pelo jogador Marcio Camillo. 1 a 0, Tigrão.
Além do bom futebol na segunda etapa também vieram os gols, e o Tigrão/Despachante Camillo ampliou o marcador com o jogador Baiano. Mas o time de Chiapetta não se intimidou e descontou com o jogador Marquinhos.  Precisando ir para cima e buscar o empate para levar a disputa para a prorrogação o time visitante foi pra cima e deixou  espaços na defesa onde o Tigrão sacramentou o título com o jogador Kleber fazendo 3 a 1, festa do time santoaugustense que faturou o 27° Torneio de verão Celso Sperotto “Taça Unijuí e Município de Santo Augusto 52 anos”, mais um cheque no valor de R$ 3.000,00.

Máster 43

No último sábado do mês de abril, mais precisamente no dia 30, iniciava o campeonato da categoria máster 43. Na categoria máster 43, sete equipes  participaram da competição Inter A e B, América, União Tamoio, Grêmio, AESA e Botafogo. Depois de várias transferências a final da competição aconteceu no dia 16 de julho. O Inter A, foi o grande campeão municipal da categoria Máster 43 ao vencer na final o América por 3 a 0. Na grande final, o Inter A e América fizeram um bom jogo de muita movimentação e bastante entrega dos jogadores. O time colorado foi melhor ao longo dos 90 minutos, manteve sempre a bola no ataque e teve as duas principais chances de gol com o atacante Ortiz. Na terceira vez o atacante não perdoou, recebeu o lançamento, a defesa do América falhou, e Ortiz com muita categoria limpou a marcação do zagueiro, passou pelo goleiro Kiko do América e fez 1 a 0 para o Inter. Esse foi o placar do primeiro tempo. 
Na segunda etapa o América foi para cima do Inter, nos primeiros minutos de jogo até esteve mais perto de fazer o gol, mas esbarrava na boa defesa colorada. Mas o dia era mesmo de Ortiz, depois da boa jogada de Silvio pelo flanco direito no ataque do Inter, ele cruzou e colocou o atacante Ortiz na cara do gol, que bateu sem chances para o Goleiro Kiko, fazendo 2 a 0, para o Inter A. Com o resultado na mão o Inter começou a valorizar a posse de bola e esperou o tempo passar, mas Ortiz queria mais. Ele recebeu na frente ganhou na velocidade da marcação e novamente passou pelo goleiro Kiko e  colocou nas redes fazendo o 3° dele no jogo e o terceiro do Inter A, 3 a 0. E a festa foi colorada no apito final do jogo. Com a vitória na final o Inter A chegou a uma incrível marca na competição. Foram oito jogos, oito vitórias, 100% de aproveitamento, vinte e sete gols marcados e nenhum gol sofrido. Segundo informações de pessoas ligadas ao futebol de Santo Augusto, não há registros de que algo igual possa ter ocorrido na história do futebol Santoaugustense. Definitivamente o Inter A 43, entrou para a história do futebol Santoaugustense em 2011, como a equipe que manteve 100% de aproveitamento e não levou nenhum gol durante toda a competição.

Taça Regional de Futsal 

No dia 09 de agosto, o DESA Santo Augusto, estreava na Taça Regional de Futsal. Logo na estréia da competição que reuniu times de 21 municípios, a equipe de Santo Augusto perdeu para o município de Bom Progresso. O time comandado pelo técnico Ido saiu vencendo com Alex, mas logo acabou sendo derrotado por 4 a 1 na estréia.    Depois disso o time do DESA, se recuperou na competição e ainda conquistou o primeiro lugar da chave  na primeira fase. No dia 11 de outubro, o time do DESA, estreava com derrota na segunda fase da competição em São José do Inhacorá. Nesse dia o time santoaugustense perdia para o município de Três de maio por 4 a 2. Assim como aconteceu na primeira fase o DESA, se recuperou e garantiu classificação na fase final da competição. No dia 03 de novembro o time do DESA, entrava em quadra pelas quartas de finais da competição contra o Município de São Martinho. No primeiro jogo em casa, o DESA, foi surpreendido e perdeu por 4 a 1 para os visitantes, complicando assim a classificação para as semifinais da competição. No jogo da volta em São Martinho no dia 10 de novembro foi a despedida do DESA na competição. Como havia perdido a primeira partida em casa o time de Santo Augusto tinha que vencer na volta, mas não conseguiu ficou no empate em 3 a 3, e foi eliminado da competição. A Equipe de esportes da RQ formada por Edemar Salazar, Fernando Almeida, André Motta e Vital Torres Fernandes, fizeram a cobertura completa com transmissões dos jogos da estréia até a eliminação do DESA na Taça Regional de Futsal.
 
Principal

No dia 21 de agosto depois de muitas discussões sobre a segurança para a arbitragem, iniciava-se o campeonato municipal da categoria principal de Santo Augusto. A competição deste ano contou com a participação de 7 equipes. União Tamoio, Hidráulico, Passaporte, AESA/Canarinho, América, Inter e Grêmio. O Botafogo equipe tradicional do futebol santoaugustense, não participou da edição deste ano. A final do campeonato da categoria principal aconteceu em um domingo dia 06 de novembro no estádio do Internacional.  Na edição deste ano o confronto final foi entre cidade e interior, Internacional e União Tamoio fizeram a final. Mesmo sendo favorito e com um seleto grupo de jogadores o Internacional, não conseguiu o Bicampeonato. O título Máximo do futebol Santoaugustense ficou com o time do União Tamoio, que venceu por 1 a 0, com o gol do jogador João Felipe. O Time Campeão foi formado por Schio, Lambari, Jonas, Liminha, Foguinho, Maninho, Passarela, Jarbas, João Felipe, Moacir, Tomate, Fábio, João, Tiago, Edson, Dionatan, Gilson, Leonardo, Rafael e Marcos. A equipe foi comandada pelo técnico Élio.

Copa dos Campeões municipais

No dia 22 de setembro o Internacional de Santo Augusto estreava na Copa dos Campeões municipais de Ijuí. Jogando no estádio 19 de Outubro, o colorado santoagustense enfrentou o Mousquer de entre Ijuis. O Inter saiu perdendo e empatou com gol do atacante Lagartinho. Mesmo jogando com um jogador a mais, boa parte do primeiro tempo e toda a segunda etapa o Inter não conseguiu virar a partida, final no tempo normal 1 a 1. Nos pênaltis o colorado não foi bem e perdeu por 4 a 2. Segundo o regulamento da competição o Inter somou 1 ponto e  Mousquer dois pontos por que venceu a disputa nos pênaltis. Depois de uma longa parada em virtude da realização da Expoijuí, a competição foi retomada em meados de outubro. O inter garantiu na primeira fase a liderança do Grupo e avançou para a fase do mata – mata. No dia 17 de Novembro o colorado venceu uma das mais tradicionais equipes de futebol de Ijuí, o Palestino, por 3 a 1, e avançou para as quartas de finais. No dia 24 de novembro o Inter enfrentava o 7 de Setembro de Catuípe, jogo que a Rádio Querência transmitiu em cadeia com a coirmã Rádio Progresso de Ijuí. O Inter até que começou bem, vencendo o jogo por 2 a 0, no primeiro tempo. Mas na segunda etapa permitiu o empate e a virada do adversário que venceu por 3 a 2, e despachou o Inter da competição no dia 24 de novembro.

Sênior 35

No dia 24 de setembro iniciava o campeonato municipal da categoria Sênior 35, de Santo Augusto. Na edição 2011, às equipes que participaram foram divididas em duas chaves A e B. Na chave A ficaram América A, Grêmio B, Inter A, Botafogo A e União Tamoio B. A chave B ficou assim formada: Inter B, Botafogo B, Grêmio A, AESA, União Tamoio A e América B.
Na rodada inaugural do certame, aconteceram quatro jogos em dois estádios. A final da competição aconteceu no último dia 12 no estádio do América. O time do Inter A, conquistou o título ao vencer o América A, por 2 a 0. Os gols da vitória colorada saíram no segundo tempo através do jogador Ovelha que anotou os dois gols, que deram o título ao colorado. Na preliminar aconteceu a disputa do terceiro lugar entre Botafogo A e Inter B. Mesmo com uma campanha irretocável na primeira fase, o Inter B, não encontrou na fase final o seu melhor futebol e perdeu para o Botafogo. O time alvinegro da baixada Tio Gildo levou a melhor e venceu por 3 a 0, e ficou com a terceira colocação.

Futebol Sete feminino

No dia 20 de novembro iniciava o campeonato municipal de futebol sete feminino de Santo Augusto. Na edição deste ano quatro equipes participaram da competição. ASAFF, SOBASA, AFUMUSA e Super Santi. No dia 11 de dezembro aconteceu a final do campeonato municipal de futebol sete feminino no estádio do América. Na preliminar o time da AFUMUSA, venceu o time da SOBASA por 1 a 0, e ficou com a terceira colocação. O campeão só foi conhecido na prorrogação. ASAFF e Super Santi fizeram um jogo equilibrado, 0 a 0 no tempo normal. Na prorrogação o Super Santi se deu melhor e venceu por 1 a 0 o time da ASAFF.  Após a final, o DESA, realizou a entrega da premiação aos vencedores.

Fonte: André Motta / Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário