terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ânimos se exaltam durante eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ijuí

Claudiomiro Pezetta é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí


     Dois momentos marcaram a sessão ordinária semanal da Câmara de Vereadores de Ijuí realizada segunda-feira, 26. Num deles, os ânimos se exaltaram.
     Primeiramente, após a votação dos projetos em pauta, foi eleita a mesa diretora do Legislativo para o próximo ano. Confirmando o que já era esperado, foi eleito para presidir a Câmara ijuiense em 2012 o vereador Claudiomiro Pezetta, do PDT, com sete votos, do total de 10 vereadores.
     Para primeiro vice-presidente foi eleito Rubem Jagmin, do PP; na segunda vice-presidência ficou Marcos Barriquelo, do PDT; primeira secretária Rosane Simon, do PC do B; e segundo secretário, Valmir Seifert, do PDT.
     Dessa maneira foi formada uma mesa pluripartidária, como havia proposto o vereador Claudiomiro Pezetta, quando colocou o nome para concorrer a presidência do Legislativo.
     Após eleito presidente, Pezetta ressaltou que a mesa pluripartidária vai possibilitar maior transparência nos trabalhos da Câmara, ampliando esse processo que já foi colocado em prática neste ano pelo presidente Luis Varaschini, do PDT.
     Claudiomiro Pezetta também enfatizou que através da representação de vários partidos na mesa diretora, outro objetivo é terminar com certo clima de inimizade que havia entre as bancadas de situação e oposição.
     Após anunciado o resultado da eleição da mesa diretora, houve espaço na tribuna do Legislativo ijuiense para as explicações pessoais e aí surgiu momento de divergências.
     Ao se manifestar, o vereador César Busnello, do PSB, criticou a posição de Rubem Jagmin, do PP, de aceitar a participação na direção da Câmara e chegou a dizer que Jagmin tinha muita ligação com o PDT.
     Busnello foi mais longe e enfatizou que Rubem Jagmin pegava medicamentos na secretaria de saúde e agora teria uma troca de favores, visto que Pezetta recentemente era secretário de saúde.
     Rubem Jagmin, por sua vez, declarou que é vereador oposicionista e vai continuar dessa forma e estranhou Busnello que desejava uma mesa pluripartidária.
     “Ele pensa que manda”, disse o integrante do PP sobre Busnello. Jagmin ainda se defendeu e disse que nunca pegou remédio para interesse pessoal no Município e se fizesse estaria defendendo o direito do cidadão. Jagmin ainda informou que foi convidado por Pezetta para a direção da Câmara e teve aval do Partido Progressista.
     Porém, logo após Busnello e Jagmin partiram para a agressão física dentro do plenário do Legislativo, com empurrões de ambas as partes, o que necessitou intervenção de outras pessoas para separá-los. Com isso, o presidente da Casa, Luis Varaschini, foi obrigado a encerrar a sessão antes do tempo.
     O novo presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, Claudiomiro Pezetta, assume os trabalhos a partir da sessão da próxima segunda-feira, dia 02 de janeiro. O Legislativo não entra em recesso antes de votar o orçamento do Município para o próximo ano.

Projetos em pauta

     Das matérias em discussão na sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí desta segunda-feira, baixou às comissões para análise projeto da prefeitura que estabelece o orçamento do Município para o próximo ano.
     Por outro lado, foi aprovada matéria que autoriza o Poder Executivo repassar verbas para a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha.
     Ainda aprovado projeto de autoria do vereador César Busnello, do PSB, que estabelece a Ficha Limpa, ou seja, disciplina nomeações para cargos em comissão e funções gratificadas na prefeitura e Câmara de Vereadores.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário