quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PF investiga quadrilha especializada em fraudes bancárias pela internet

     A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Dedicado, nesta quinta-feira, contra uma quadrilha suspeita de fraudes bancárias pela internet. São cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, sendo 13 no Rio Grande do Sul; nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Tramandaí. Outros 3 são para a cidade de Marabá, no Pará.
     As investigações, conduzidas pelo Grupo de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas (GFEL) da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (DELEFAZ), tiveram iníco em abril de 2010. Utilizando cruzamentos de informações provenientes do Projeto Tentáculos, a PF identificou o grupo, que seria liderado por um gaúcho, que teria como "braço-direito" um paraense. O valor estimado das fraudes cometidas, apenas no período de investigação, supera os R$ 5 milhões, podendo atingir montantes superiores a partir da análise do material apreendido.
     As fraudes consistiam em invasão de contas da Caixa Econômica Federal e de outros bancos para subtrair valores, através de transferências a “laranjas”, pagamento de boletos bancários e tributos (especialmente IPVA) e compras de mercadorias (como materiais de construção). Empresas de fachada a serviço do grupo eram usadas para emitir boletos sem a devida contrapartida em relação à prestação de serviços ou venda de produtos, para que fossem quitados usando valores desviados das contas invadidas.
     Também era intensa a atuação da quadrilha na aquisição de mercadorias e serviços usando cartões de crédito fraudados. Além disso, o grupo invadia contas de clientes de empresas aéreas para emitir passagens a terceiros usando os pontos do programa de milhagem das vítimas.
     Os investigados podem responder pelos crimes de furto qualificado, estelionato, formação de quadrilha e interceptação telemática criminosa. Somadas, as penas podem ultrapassar 25 anos de reclusão.

Operação Dedicado

    
Participam da operação de hoje 78 policiais no Rio Grande do Sul (em 27 viaturas) e mais 12 no Pará (3 viaturas). As investigações fazem parte do Projeto Tentáculos, uma parceria entre a Caixa Econômica Federal, Ministério Público Federal e a Polícia Federal com a utilização de um software desenvolvido para investigar fraudes realizadas contra o banco.
     O nome da operação é em razão da quadrilha usar servidores dedicados de rede, localizados no exterior, como forma de tentar ocultar suas ações e dificultar as investigações.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário