segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Corpo de Chicão Gorski é enterrado em Santiago

    Dezenas de pessoas acompanharam a chegada do caixão com o corpo do deputado Chicão ao Cemitério Municipal de Santiago 
Foto: Ronald Mendes
 
      Às 9h56min desta segunda-feira, o cortejo fúnebre que conduzia o caixão com o corpo do deputado Chicão Gorski (PP) chegou ao Cemitério Municipal de Santiago, na Região Central, onde foi realizado o enterro do político. O sepultamento estava previsto inicialmente para as 11h, mas foi antecipado a pedido de familiares.
     Milhares de pessoas foram até o cemitério para a despedida a Chicão. Entre elas, estava o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT).
     O corpo foi levado do CTG Coxilha de Ronda, onde ocorreu o velório, até o cemitério em um caminhão do Corpo de Bombeiros. O cortejo foi acompanhado por cavalarianos da 10ª Região Tradicionalista e por dezenas de veículos. O clima é de comoção na cidade. Milhares de pessoas já haviam passado pelo velório desde o início da manhã de domingo.
     Chicão, que foi prefeito de Santiago por dois mandatos, morreu aos 54 anos, depois que o carro que ele estaria conduzindo saiu da pista, bateu em árvores e pegou fogo, na BR-287, por volta das 3h de domingo. A mulher dele, Luciane da Silva, ficou ferida no acidente. O filho do casal, de três anos, que também estava no carro, escapou ileso.
     Enquanto parlamentar, Chicão chegou a promover audiência pública para discutir os problemas da rodovia onde acabou morrendo. O trecho onde o acidente ocorreu, no entanto, é um trecho reto e sinalizado, e não se sabe ainda o que levou o motorista a perder o controle da direção.
     No lugar de Gorski na Assembleia ficará o suplente Ernani Polo.

Trajetória política

     Natural de Santiago, José Francisco Gorski, era engenheiro civil formado na Universidade Católica de Pelotas e pós-graduado em Gestão Pública. Construiu sua vida política na cidade, depois de ganhar popularidade pelo seu envolvimento com o esporte.
     Foi vice-prefeito de Santiago de 1997 a 2000 e prefeito por dois mandatos, de 2001 a 2008. Sua administração foi premiada pelo Projeto Minha Casa, da Caixa Econômica Federal, ficando entre as 20 melhores práticas do país em gestão local. Nas eleições de 2010, como candidato a deputado estadual pelo PP, obteve 43.012 votos, a maioria deles em sua região — somente em Santiago foram 20.801 votos.
     Em 31 de janeiro de 2011, assumiu como deputado estadual pela primeira vez e foi indicado pela bancada do Partido Progressista para presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do Legislativo gaúcho, função que atuou até o seu falecimento.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário