quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A guerra está declarada na base governista

     A disputa pelos recursos dos royalites do petróleo começa a implodir a ampla base de sustentação da presidente Dilma Roussefff. Isso ficou claro nesta terça-feira, durante o debate do substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), considerado inaceitável pelos estados produtores de petróleo. 
     _ Ministras Ideli (Salvatti) e Gleisi (Hoffmann), o que vocês estão fazendo não é honesto. Presidente Dilma, que ganância arretada é essa _ disparou em tom indignado o senador Magno Malta (PR-ES), inconformado com a postura do governo neste debate. 
     A oposição, que anda patinando mas não é boba, bem que tentou tirar uma casquinha dessa briga dentro da base governista e decidiu apoiar o pedido de preferência, solicitado pelos representantes do estados produtores, para o projeto apresentado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). 
     _ Eu não queria tirar dinheiro do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Mas não vou dizer que vou abrir mão dos recursos que serão destinados para Goiás. Mas o fato é que a base governista não teve coragem de enfrentar a presidente Dilma _ observou o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO). 
     O projeto de Dornelles, em vez de tirar recursos dos royalites dos estados produtores, entregava a conta dos prejuízos para a União e as petroleiras. 
     _ O projeto do senador Dornelles vai na fonte adequada _ concordou o senador Aécio Neves (PSDB-MG). 
     O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) agradeceu o apoio de Aécio, a quem se referiu como o quarto senador do Rio. Antes, Crivella já havia defendido que a União abrisse mão de uma parcela maior dos recursos do royalites, argumentando que os estados produtores poderão ter suas gestões inviabilizadas pelo projeto de Vital do Rêgo. 
     _ Há hoje um confisco fiscal da União. A União arrecada demais _ destacou Crivella. 
     No cafezinho do Senado, a bancada federal do Rio acompanhava a votação da proposta de distribuição dos recursos dos royalites prometendo vingança. 
     _ Daqui para frente será um faroeste _ advertia o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), irritado com a falta de sensibilidade dos parlamentares dos estados não produtores de petróleo com a situação do Rio. 
     A guerra está declarada. O governo Dilma que se cuide!

Por: Adriana Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário