quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Professores invadem Assembleia do Ceará e jogam banco na polícia

Tropa de choque e professores se enfrentam na entrada da Assembleia / Foto: Divulgação

     Os professores da rede estadual do Ceará entraram em confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa. Os grevistas usaram um painel como escudo e arremessaram bancos contra os policiais. Dois professores ficaram feridos e quatro foram detidos. É a segunda vez, só neste mês, que a Assembleia é palco de confronto entre policiais e professores.
     Os ânimos se acirraram por volta das 9 horas, quando alguns professores tentaram forçar a entrada no plenário da Casa. Depois, um grupo de 200 pessoas se concentrou na entrada do plenário ameaçando invadi-lo. Cerca de 30 homens da Tropa de Choque da PM foram chamados para conter os manifestantes.
     Duas pessoas acabaram feridas e quatro detidas pela polícia. Um painel artístico de quatro metros de comprimento foi arrancado e usado como escudo pelos manifestantes. Eles também arremessaram bancos contra os policiais. Pedaços de madeira, facas, paus e outros artefatos foram apreendidos com os professores.

Acampamento

     Desde quarta-feira (28) os professores estão acampados na Assembleia. Eles não concordam com a mensagem do governo do Ceará que reajusta o salário de uma parte dos educadores, mas não contempla todos os níveis da carreira. A categoria tenta impedir que a lei seja aprovada pelos deputados.
     O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), justificou o uso da força policial.
     “Tenho a premissa de preservar o patrimônio público, até porque prevaricaria se não fizesse isso”, disse ele. “Recrimino qualquer ato de violência, de qualquer natureza. A violência tem que ser deixada de lado deste parlamento. Sei que os professores de bem não participaram desse ato”, afirmou.
     Neste momento, os professores continuam na Assembleia. A mensagem do governo está na pauta da votação. A previsão é que a matéria seja aprovada sem dificuldade, já que a base governista detém a grande maioria dos 46 deputados.

Após confronto com a polícia dentro da Assembleia, professor fica ferido / Foto: Divulgação

Fonte: Daniel Aderaldo, iG Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário