terça-feira, 27 de setembro de 2011

Novo satélite em queda tem mais risco de atingir pessoas

Rosat tem chance ligeiramente maior de atingir alguém na superfície e deve cair no final de outubro / Crédito: DLR/Divulgação/CP

Sonda alemã Rosat deve cair na Terra no final de outubro


     O Instituto Alemão de Pesquisas Aeronáuticas (DLR) projeta a queda de um novo satélite na superfície da Terra para o final de outubro. O Rosat, aparelho que pesquisava supernovas na década de 90, está perdendo altitude e, em sua queda, terá mais chances de atingir locais povoados do que o Uars, que caiu sobre o oceano Pacífico, na última semana.
     Apesar de ser mais leve que o satélite americano que caiu no último fim de semana, a sonda alemã tinha seus componentes revestidos por material resistente a calor. Por conta disso, mais pedaços vão superar a reentrada, elevando para 1 a cada 2 mil as chances de alguém ser atingido. No caso do Uars, o perigo era de 1 em 3.200.
     Ainda assim, de acordo com a DLR, o perigo é muito tênue de que haja dano para a população global durante o mergulho do satélite para sua destruição. Os números ainda não foram calculados com precisão, mas a reentrada ocorrera entre a última semana de outubro e a primeira de novembro.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário