quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Decisão do Paraguai de remarcar terras gera protesto entre brasileiros

     O Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra do Paraguai pretende revisar a titularidade de cerca de 260 mil hectares na fronteira com o Brasil. A decisão gerou protesto de milhares de agricultores brasileiros que moram e trabalham há anos no Paraguai.
     A paralisação ocorreu em Santa Rita, há 70 quilômetros da fronteira com o Brasil e contou com a participação de mais de três mil pessoas. Durante o protesto a principal rodovia que dá acesso ao sul do país foi fechada.
     Os manifestantes são contra a medida do governo paraguaio que quer remarcar as áreas de terra no país. Com isso, muitos produtores rurais poderiam ficar no prejuízo.
     A medida do governo paraguaio ainda não entrou em vigor, mas já deixou muitos agricultores em pânico, principalmente os brasileiros com propriedades no país. Na região de Santa Rita, de cada 10 produtores rurais, sete são do Brasil.
     Com essa iniciativa os agricultores querem sensibilizar o governo e fazer com que o presidente Fernando Lugo não aprove esse projeto.
O trabalho de medição da área deveria ter começado na quarta-feira (28), mas foi adiado por causa dos protestos.

Fonte: Do Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário