terça-feira, 16 de agosto de 2011

Susepe e POE controlam tumulto na Penitenciária de Ijuí


     Um conflito entre presos da galeria ‘B’, Módulo 2, da Penitenciária Modulada de Ijuí, segunda-feira, 15, motivou a intervenção de agentes da Susepe e de policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar para o controle da situação.
     Por volta das 14h30, horário de sol dos cerca de 70 presos da galeria, houve um desentendimento entres grupos rivais. A Brigada Militar imediatamente foi avisada e o POE mobilizado.
     Pouco depois uma viatura da Susepe saiu do local com um apenado ferido, mas sem gravidade, segundo o diretor da Casa, Lauro Silveira.
     O preso Volmir da Silva, de 49 anos de idade, foi medicado no Posto de Saúde do município e retornou ao cárcere. Ele possui 53 anos de pena a cumprir por condenações judiciais sofridas nos municípios de Ijuí, Tapejara (duas), Casca, Marau, Carazinho e Passo Fundo (duas).
     Uma filha de Volmir, que aguardava informações do pai em frente à cadeia, disse que na galeria onde ocorreu a briga existem cerca de 30 presos oriundos de Caxias do Sul e que seguidamente há desentendimento.
     O defensor público Adré Girotto também entrou na Casa, mas não revelou se teria sido chamado ao local para intermediar as negociações com os presos que não queriam voltar as celas.
     Às 17h15, o comandante do Pelotão da Brigada Militar, Tenente Jorge Schimanoski, retirou seu efetivo do interior da Casa Prisional e confirmou que houve um princípio de rebelião.
     Mais tarde o diretor Lauro Silveira disse que tudo foi normal e que fatos como esses ocorrem em cadeias de todo o Brasil.
     “Foi um princípio de conflito, agente agiu rápido e controlou toda a situação. A Brigada Militar nos deu apoio em uma revista nas celas da galeria. O único problema foi às escoriações sofridas por um apenado, mas sem nenhuma gravidade, ele foi medicado e já está de volta”, explicou Lauro Silveira.
     O diretor acredita que idéias divergentes entre os grupos foram os motivos do conflito. Ele ainda negou a suspeita inicial de que presos vindos de Caxias do Sul teriam iniciado o tumulto.
     Na entrevista coletiva Lauro Silveira disse também que cinco presos envolvidos já foram isolados e serão ouvidos pela Comissão Disciplinar. “Dependendo do que for apurado se alguém tiver que ser punido vai ser punido, se tiver que haver alguma remoção para manter a tranquilidade da Casa isso também será feito”, concluiu.
     Nesta terça-feira haverá a comunicação oficial do ocorrido ao juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ijuí, Vinícius Borba Paz Leão, e a Delegacia Regional Penitenciária.


Fonte: Abel Oliveira / Portal ijuhy.com
Fotos: Abel Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário