terça-feira, 2 de agosto de 2011

O mundo ignora a fome na África



    Nessa segunda-feira, 1º de agosto, a Organização das Nações Unidas (ONU) através da Subsecretária-Geral de assuntos Humanitários, Valeria Amos, alertou que a epidemia de fome que atinge a Somália pode se espalhar para outras cinco regiões do país, caso a comunidade internacional não forneça o financiamento necessário para responder a crise.
    Amos, que também é Coordenadora de Socorro de Emergência da ONU, disse que a seca que castiga o Chifre da África é a pior dos últimos 60 anos, e tem devastado áreas do Quênia, Etiópia, Djibuti, Sudão e Uganda. Por causa da seca, existem aproximadamente 12,4 milhões de pessoas necessitando ajuda humanitária.
  Segundo Amos, estima-se serem necessários 1,4 bilhões de dólares imediatamente para permitir que as organizações de ajuda humanitária enviem uma resposta a crise da fome na região.
     A situação de fome no Chifre de África não é novidade. A Somália vive uma situação de insegurança alimentar a 20 anos. Em 1984, quase um milhão de pessoas morreram na Etiópia. Em 1992, 300 mil somalis faleceram por causa da fome.
     Porém, a fome não deveria ser um problema tão desastroso como tem se apresentado, pois vivemos num mundo de abundância. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), atualmente é produzido no mundo comida para aproximadamente 12 bilhões de pessoas, sendo que o nosso planeta é habitado por cerca de 7 bilhões de pessoas, e mesmo assim, uma em cada sete passam fome.
     A fome não é uma fatalidade inevitável que afeta determinados países. As causas da fome são políticas. Hoje, os alimentos converteram-se numa mercadoria e a sua função principal, que é nos alimentar, ficou em segundo plano. Olivier de Schutter, relator da ONU para o Direito a Alimentação, concorda que não estamos enfrentando um problema de produção de comida, mas sim um problema de acesso, afirmando que a fome é um problema político e uma questão de justiça social e de políticas de redistribuição.
   Mas mesmo com todo esse terrível cenário no continente africano, a comunidade internacional vem novamente mostrando sua indiferença e lentidão com o problema da fome. E para tanto descaso das potencias mundiais para esta situação existe uma resposta lógica: o agravamento das situações econômicas nas regiões capitalistas mais poderosas do planeta, Estados Unidos e Europa, que para muitos é mais importante que a vida de 12 milhões de pessoas.
     Estas duas crises capitalistas estão ofuscando o contínuo drama africano. Desde o ano passado, os institutos meteorológicos já apontavam para a grave redução das chuvas no Nordeste da África, região normalmente seca e pobre, o que representava alerta para a provável falta de alimentos e água. Mas, segundo a ONU e a Oxfam, uma das mais importantes organizações humanitárias, os alertas foram ignorados.
     O momento econômico é, certamente, delicado, mas não se pode arrastar os africanos para o abandono total. Não se pode apenas salvar bancos, mesmo que seja importante para evitar colapso econômico e desemprego em massa. Mas, sem apoio, a África não sobreviverá.

Por: Stefano Skalski Rodrigues
Fontes: Organização das Nações Unidas (ONU), Jornal Correio do Brasil, A Tarde On Line.
Foto: Jornal do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário