segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mulheres fazem rebelião e colocam fogo em presídio feminino no ES


     Presidiárias fizeram uma rebelião no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica, na Grande Vitória, na tarde desta segunda-feira (15).  Segundo a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus), as presas atearam fogo nos colchões, 30 ficaram feridas e muitas ficaram intoxicadas pela fumaça. Ninguém morreu. Elas foram encaminhadas para diversos hospitais da Grande Vitória.  Durante o motim, quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, além de policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) e a Diretoria de Segurança Prisional foram encaminhados ao local. O fogo foi controlado cerca de uma hora após o início da rebelião.
     De acordo com a secretaria, o motim aconteceu porque as presas tiveram o conhecimento de que seriam transferidas para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no bairro de Xuri, em Vila Velha. Para a Sejus, as detentas não gostariam de se transferir para o novo presídio, pois a segurança do novo local é maior e proíbe, por exemplo, a entrada e saída de malotes. Em Tucum, as presas possuem mais autonomia e, portanto, seriam contra a mudança de prisão.
     No início da noite, a Sejus informou que todas as detentas serão transferidas ainda hoje para a unidade de Xuri, em Vila Velha. A unidade de Tucum possui 339 mulheres presas. Em Xuri, serão 528 novas vagas.

Fonte: Do G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário