segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ciclone extratropical intensifica chuva e ventos nas próximas horas no RS

Chuva e vento deixaram o mar agitado em Xangri-lá nesta segunda-feira - Marcelo Nitschke / Divulgação

Estado tem mais chances de ocorrência de neve na quarta-feira



     O vento e as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira podem se intensificar nas próximas horas com a chegada de um ciclone extratropical, que deve atingir o Estado na madrugada desta terça, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Instituto, rajadas de vento irão oscilar entre 70 km/h e 90 km/h, podendo superar 100 km/h em áreas isoladas.
     Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, com a chegada do ciclone ao Estado, as temperaturas devem cair ainda mais e as áreas mais afetadas serão as do Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul.
     — O frio aumenta, e a previsão é de uma terça-feira gelada pela combinação das baixas temperaturas, umidade e ventos durante todo o dia. Já na madrugada, teremos rajadas de vento superior a 80 km/h.
     Nesta segunda-feira, os ventos chegaram a 65 km/h em São José dos Ausentes, na Serra. Na Fronteira Oeste, os ventos passaram de 50 km/h. Em Santana do Livramento, as rajadas chegaram a 53 km/h e em Alegrete, a 61 km/h. Na Capital, os ventos chegaram a 58 km/h. No Sul do RS, foram registrados 48 km/h em Rio Grande e 58 km/h em Canguçu.
     Devido à instabilidade associada à queda das temperaturas, a possibilidade de neve no Estado é aumenta nesta quarta-feira. De acordo com Estael, no entanto, as condições favoráveis à queda de neve aumentam nesta terça-feira, havendo uma possibilidade, ainda que mínima de nevar no Estado.
     — Existe uma pequena possibilidade para amanhã, mas o cenário favorável mesmo é para a quarta-feira — explica Estael.

> Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS
> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia 

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário