quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quase metade de São Sebastião do Caí está submersa


Em Canoas a cheia do rio dos Sinos levou até peixes para o asfalto
Crédito: Bruno Alencastro



     Quase metade de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, está embaixo d’água, nesta quinta-feira, devido ao transbordamento do rio. Ao menos cinco bairros estão alagados e, desde a noite de ontem, 265 pessoas precisaram deixar as casas atingidas pelas águas. Do total, 200 foram para as residências de parentes e outras 65 estão acomodadas em ginásios no Parque Centenário. Devido ao problema, o prefeito Darci José Lauermann decretou situação de emergência.

     As ruas de toda a parte baixa do município estão intransitáveis e, nesses locais, só é possível passar de barco. O rio Caí segue subindo e a água já avança para a área central, que não havia sido atingida.  Conforme a última medição, o nível estava em 13,15m e a tendência é de que, nas próximas horas, ele alcance os 14,5m. 

Vale do Caí
Montenegro estuda maneira de remover pessoas que podem ser atingidas pela cheia
     Representantes das Secretarias Municipais da Habitação e de Obras estudam qual será a melhor forma de retirar as famílias das casas que provavelmente devem ser atingidas pela cheia do Rio Caí. Como Montenegro é a última cidade do curso do rio, a expectativa é de que o nível, que está um metro acima do normal, atinja os 13 metros. O índice supera o da enchente de abril deste ano, quando mil famílias precisaram sair das margens.

Vale do Rio dos Sinos
Mais de 180 famílias são removidas em Parobé
     Cerca
de 180 famílias de Parobé foram retiradas de casa devido à cheia do rio Paranhana, que está 6 metros acima do nível normal. A Defesa Civil do município auxilia os moradores prejudicados pela enchente em seis bairros: Mariana, Paraíso, Quinze de Junho, Guarujá, Santa Cristina e Residencial Solar.
 

Bombeiros de Igrejinha estão em alerta para deslizamentos 
     A chuva deixa em alerta os bombeiros voluntários de Igrejinha. Moradores do bairro Saibreira 2 acionaram o grupo, porque pequenos deslizamentos ocorreram em um dos morros do local. Esse é o mesmo lugar onde, em abril deste ano, sete pessoas morreram após um desmoronamento. A água do rio Paranhana subiu 7 metros, mas baixou nesta manhã e está em 3 metros. Cerca de 300 famílias foram atingidas. Do total, 70 tiveram de ser resgatadas pelos bombeiros. Os moradores desabrigados estão em um ginásio da igreja da cidade.

Cerca de 80 casas foram invadidas pelas águas em Taquara 
     A Defesa Civil de Taquara foi surpreendida por um grande alagamento no bairro Santa Maria. Às 23h de ontem, o rio Paranhana estava longe de atingir as casas. Durante ronda na madrugada, os bombeiros também atestaram que não havia problemas. No entanto, no início da manhã, a água havia entrado em cerca de 80 casas. No entanto, os moradores não querem deixar as residências e caminhões estão a postos para retirar as famílias. No bairro Empresa, a água está prestes a entrar em imóveis.

Vítimas precisaram ser retiradas com botes em Três Coroas 
     Cerca de 40 pessoas foram retiradas de casa em botes durante a noite de ontem em Três Coroas. O rio da cidade encheu e invadiu três bairros CTG, Vilão e Eucaliptos. Segundo o coordenador da Defesa Civil e chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários, Augusto Dreher, os moradores passaram a noite no Centro dos Idosos e, nesta manhã, já começam a voltar para as residências atingidas. “Foi muito rápido e a água já baixou aqui na cidade”, afirmou. 

Vale do Taquari 
Atingidos pelas chuvas em Estrela precisam deixar residências 
     Cerca de 100 famílias de Estrela foram deslocadas para ginásios após a enchente do Rio Taquari. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nardi da Silva, várias equipes de servidores da prefeitura estão mobilizadas na remoção. Cerca de 20 caminhões são utilizados para o trabalho. O trânsito em diversas ruas foi interrompido pela elevação das águas. A ponte baixa de acesso ao Centro ficou completamente submersa. A secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Adriane Mallmann, informa que a população pode doar alimentos e agasalhos pelo telefone (51) 3981-1109.

Águas invadem casas e ruas de Encantado
     O nível das águas do Rio Taquari, em Encantado, cobriu totalmente a régua de medição de 19 metros, no principal ponto de aferição, no bairro Navegantes. Parte das casas e das ruas está inundada. A Defesa Civil retirou 300 famílias de diversos bairros, sendo que os mais atingidos foram Vila Moça, Lago Azul, Porto Quinze, Barra do Jacaré e Santa Clara, onde a água chegou a empresas, escolas e creches. A área central da cidade também é afetada e a Estação Rodoviária está inundada. Os desabrigados foram removidos para o Parque Municipal João Batista Marchese, escolas e residências de familiares. 

Força-tarefa para remover famílias em Lajeado
     Em Lajeado
, 50 famílias foram transferidas para o ginásio de esportes di Praia ao Parque do Imigrante. Para o transporte, a Defesa Civil utilizou 12 caminhões da prefeitura e oito veículos particulares.
 

Prefeitura de Colinas suspende aulas

     A cidade de Colinas, que ficou ilhada com a enchente do Rio Taquari, suspendeu as aulas em todas as escolas devido à dificuldade dos alunos de chegarem até as instituições. Dez famílias foram retiradas de casa em Colinas e outras 30 em Cruzeiro do Sul. 

Famílias são socorridas em Roca Sales e Muçum

     Em Roca Sales, a água atingiu 100 residências e as famílias foram removidas para o ginásio municipal de esportes. Na cidade de Muçum, as águas desalojaram 40 famílias.

Rio transborda e complica trânsito em Arroio do Meio
     Em Arroio do Meio, 45 famílias foram retiradas de suas casas. O rio represou as águas de dois arroios que atravessam a cidade, causando muitos transtornos no trânsito.

Serra
Deslizamento provoca remoção de moradores em Gramado
     Em Gramado
, pelo menos 11 famílias precisaram deixar as casas em razão das chuvas. No bairro Piratini, 10 famílias foram removidas de oito imóveis pelo Corpo de Bombeiros. As residências ficam em um morro, onde havia risco de deslizamento. A maioria se abrigou com parentes, conforme o Corpo de Bombeiros. No bairro Dutra, um casal também deixou a casa onde morava após um deslizamento atingir parte do pátio.


Norte do Estado
Desmoronamento obriga a retirada de 10 famílias em Passo Fundo
     Em
Passo Fundo, no Norte do Estado, pelo menos 10 famílias com moradias próximas às margens do rio Passo Fundo, na rua Manoel Portela, tiveram que ser removidas no início da manhã desta quinta-feira pelo Corpo de Bombeiros, devido ao desmoronamento do barranco em uma das margens do rio. Desde às 21h dessa quarta-feira, os moradores notaram que o barranco começava a desmoronar.

Fonte: Marcos Koboldt / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário