quinta-feira, 21 de julho de 2011

Campos Novos, no Meio-Oeste de SC, decreta situação de emergência após temporal


Pelo menos 300 casas foram atingidas pelo temporal na cidade - Daisy Trombetta / Agencia RBS


     A manhã desta quinta-feira foi de reconstrução e limpeza para moradores de nove bairros de Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Na noite anterior, um temporal acompanhado de granizo danificou pelo menos 300 casas.

     O prefeito Vilibaldo Schmid já decretou situação de emergência no município. Não há desabrigados ou desalojados, mas alguns telhados foram totalmente destruídos pelos ventos, que chegaram a 127 km/h, segundo a Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramentos da condições climáticas no Estado.
     O Corpo de Bombeiros ainda está fazendo os levantamentos e já distribuiu cerca de 20 rolos de lona, cuja metragem ainda não foi contabilizada. Durante a tarde, os atendimentos devem continuar, principalmente nas comunidades do interior, onde também foram registrados estragos.
     O temporal começou por volta das 22h desta quarta-feira. Ainda não se sabe o número exato de atingidos. Mas, como alguns fazem os reparos por conta e não acionam o socorro, os bombeiros acreditam que o número de casas danificadas possa chegar a mil.
     Devido à intensidade dos ventos que causaram esses estragos, representantes da Defesa Civil estadual estão no município para avaliar se foi apenas um temporal ou se um fenômeno de maior intensidade atingiu Campos Novos. 

Prefeitura atingida

     O prédio da prefeitura, que fica no centro da cidade, foi totalmente destelhado pelos ventos. Alguns equipamentos ficaram danificados e as salas foram tomadas pela água. A situação é tão grave, que os serviços estão suspensos e serão transferidos para outro local.
     Segundo o prefeito, o salão paroquial da cidade deverá abrigar temporariamente os trabalhos do Executivo. Como a chuva ainda é intensa nesta quinta-feira, a transferência ainda não foi possível.
     Todos os serviços devem ficar suspensos pelo menos até a próxima segunda-feira. Apenas a Secretaria de Obras está trabalhando, para auxiliar os prejudicados pelo temporal. A intenção principal do município é fazer a distribuição de telhas.
     Além da prefeitura, um depósito de bebidas que fica às margens da BR-282 também está bastante danificado. O proprietário calcula que o prejuízo ultrapasse os R$ 300 mil. Uma parede lateral foi arrancada pela força dos ventos, assim como parte do telhado do galpão.

Fonte: Daisy Trombetta / DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário