terça-feira, 28 de junho de 2011

Vítimas de queda em shopping de MT tiveram livre acesso ao teto, diz polícia

Teto do shopping Pantanal (Foto: Reprodução/TVCA)
Adolescentes percorreram área restrita e teto
cedeu.(Foto: Reprodução/TVCA)

     A delegada Alexandra Campos Mensch Fachone disse à imprensa, nesta terça-feira (28), que era livre o acesso ao telhado do Shopping Pantanal, em Cuiabá, de onde quatro adolescentes caíram no dia 21 de junho e dois deles morreram. “O shopping alega que o local era de acesso restrito, mas não havia qualquer impedimento ou sinalização falando dessa restrição”, comentou a delegada durante coletiva.
     A direção do shopping afirmou, porém, por meio de nota oficial, que as saídas de emergência não podem ser trancadas, mas que são sinalizadas. De acordo com a investigação da delegada Alexandra Fachone, que é da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), dos oito estudantes que conseguiram chegar ao teto, no terceiro piso do shopping, quatro caíram, dois se feriram sem gravidade e outros dois não resistiram aos ferimentos.
     A adolescente Keiza de Souza, de 12 anos, morreu na hora, e o colega Marcelino Souza Santos, de 15 anos, ficou gravemente ferido. O garoto morreu no mesmo dia dentro do Pronto Socorro Municipal da capital, onde estava internado.
     Até o momento, oito pessoas foram ouvidas no inquérito aberto para apurar as mortes dos adolescentes e as lesões corporais que os outros dois menores sofreram. A delegada informou também que o prazo de conclusão do inquérito é de 30 dias, podendo, caso necessário, ser prorrogado pelo mesmo período.
     Por outro lado, Fachone ressaltou que ainda não se pode atribuir responsabilidade ao shopping. "Até o momento, não podemos afirmar que o shopping agiu em desacordo com as normas de segurança", enfatizou.

O caso

     Segundo informações da direção do estabelecimento, os estudantes vestidos com uniforme escolar tiveram acesso à uma área restrita, no terceiro piso, e caíram do teto. Isso porque, parte do telhado não teria suportado o peso deles e cedeu.
     “Eles [estudantes] ingressaram no terraço, subiram a escada e caminharam em cima do telhado e quando estavam retornando, uma das telhas se rompeu e eles caíram na altura da própria escada, que é de 10 a 12 metros, no corredor de uma das salas do cinema”, explicou.
     Nos primeiros relatos, os adolescentes declararam que foram até o local restrito “para tentar encontrar uma entrada para o cinema sem precisar pagar”, segundo informou a direção do shopping por meio de nota divulgada à imprensa. A direção disse que lamenta a tragédia e informou que está prestando atendimento necessário às famílias das vítimas.

Fonte: Ericksen Vital / Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário