segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vento de até 90km/h derruba árvores e bloqueia ruas na Capital


Vento de até 90km/h derruba árvores e bloqueia ruas na Capital 
Crédito: Pedro Revillion

     As fortes rajadas de vento com velocidade entre 80km/h e 90km/h derrubaram galhos e árvores inteiras na madrugada e na manhã desta segunda-feira, em Porto Alegre. Algumas ruas chegaram a ficar bloqueadas e a rede de energia elétrica foi danificada, causando problemas também no funcionamento de mais de 40 sinaleiras da Capital.

     No bairro Cristo Redentor, uma árvore caída interrompeu a rua Irene Capponi Santiago, próximo à Felipe Noronha. O mesmo ocorreu na rua Dr. Barcelos, próximo à Cavalhada, onde o fluxo é acentuado, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O trânsito também está complicado na rua Tamandaré, próximo à Coronel Claudino, por causa de uma árvore que está atravessada na via.
     Durante a madrugada, duas árvores caíram na rua Figueira, no bairro Lomba do Pinheiro, zona Leste de Porto Alegre. Uma delas derrubou parte do muro de uma casa, mas ninguém ficou ferido.
     O vento e os galhos que caem sobre a rede da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) provocam falta de luz em 71 mil pontos da Região Metropolitana. Foram cinco alimentadores danificados na Capital, um em Viamão e outro em Alvorada. A companhia já registra cerca de 250 chamados de clientes – 126 deles na Capital, 90 em Viamão e Alvorada e 26 em Guaíba e Eldorado do Sul.
     A ventania também causa falta de energia na área de concessão da AES Sul. São 10 mil clientes em Canoas, Novo Hamburgo e Caçapava do Sul.
     Por causa da falta de luz, algumas sinaleiras estão inoperantes, complicando o trânsito em cruzamentos de Porto Alegre, como o da rua Ramiro Barcelos com a Independência. Há ainda problemas na avenida Cristóvão Colombo, Bento Gonçalves, Borges de Medeiros, Dom Pedro I, Plínio Brasil Milano, João Goulart, Benjamin Constant, Mauá e Nova York. 
     Às 7h, quando fazia 5,8ºC na Capital, a sensação térmica era de 6,5ºC negativos, segundo o 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 8h30min, fazia cerca de 5ºC em alguns bairros da Capital, mas sem registro de neblina. O Aeroporto Internacional Salgado Filho opera normalmente por visualização. 
     Na orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro, há formação de marolas. A água bate na margem e chega a levantar perto do Barra Shopping Sul. Algumas barracas de lanches ficaram danificadas com a força dos ventos na avenida Edvaldo Pereira Paiva e uma placa de publicidade chegou a ser arrancada do chão.
     Onde você mora também está ventando? Tire uma foto com câmera fotográfica ou celular e envie para o e-mail: 
editoriaweb@correiodopovo.com.br. A imagem poderá ser publicada no site. Não esqueça de mandar o seu nome completo e cidade em que a fotografia foi tirada. Você também pode descrever onde estava no momento da foto.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário