quarta-feira, 22 de junho de 2011

Rios transbordam e isolam comunidades em Caiçara, no Norte do Estado


Rios transbordam e isolam comunidades em Caiçara, no Norte do Estado.
Crédito: Prefeitura de Caiçara / Divulgação / CP


     A chuva constante que atinge o Norte do Rio Grande do Sul desde a noite de terça-feira fez o Rio Pardo e o Rio Pescoço, em Caiçara, transbordarem e deixarem centenas de pessoas isoladas do centro da cidade. O prefeito Zilio Roggio, lamenta o fato de quase 90% das estradas estarem alagadas. “Hoje tentamos ir para algumas regiões, mas tivemos que voltar. Pontilhões e bueiros ficaram estragados”, disse.
     Somente no distrito de Ipuaçu, um dos isolados, aproximadamente 600 pessoas estão sem acesso a outros locais da cidade. Outra área ilhada é a Linha Mendes, onde há pelo menos quatro famílias desalojadas. Os 12 moradores das casas mais atingidas foram acomodados em casas de vizinhos. O prefeito calcula, no entanto, que cerca de 60 residências tenham sido atingidas pelas águas. A prefeitura deve decretar situação de emergência. “Já estamos reunindo o material”, disse. 
     A economia da cidade também deve ser prejudicada, já que as lavouras de milho e feijão, além das pastagens ficaram embaixo d’água. Os bombeiros de Frederico Westphalen ajudam os afetados com o auxílio de um bote inflável. Eles também atendem a cidade de Vicente Dutra que teve, ao menos, 40 casas atingidas. 
     Em Iraí, na mesma região, o rio Mel transbordou 
e alagou diversas ruas e estradas na madrugada desta quarta-feira. A chuva começou ontem e o volume de precipitação já chega a 180mm. “Se continuar chovendo, os estragos podem ser maiores. Estamos estudando a possibilidade de decretar situação de emergência”, disse o vice-prefeito Mauro José Poncio. Dezenas de pontes e pontilhões foram danificados pela água, de acordo com a prefeitura.
Foto do Centro Hidroterápico Osvaldo Cruz, em Irai

Crédito: Fernando Sucolotti / Especial CP

Fonte: Correio do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário