quarta-feira, 29 de junho de 2011

Chega a 18 o número de mortos após ataque talibã a hotel no Afeganistão

Balas voam durante o ataque ao hotel Intercontinental, em Cabul, na noite desta terça-feira (28) (Foto: AFP)
Balas 'voam' durante ataque ao hotel Intercontinental, em Cabul, na noite desta terça-feira (28). (Foto: AFP)
     Após horas de combates, as forças afegãs e da coalizão liderada pela Otan puseram fim nesta quarta-feira (29) ao assalto talibã contra o Hotel Intercontinental de Cabul, na capital do Afeganistão, no qual morreram 18 pessoas, entre elas sete insurgentes, informou a polícia local.
     O último integrante do comando insurgente, que resistia dentro do hotel, foi abatido pela polícia por volta das 6h30 do horário afegão (23h de terça, 28, em Brasília), informou o chefe da unidade criminal de Cabul, Mohammed Zahir. "A operação terminou", afirmou o oficial.
     Os mortos confirmados até o momento são os sete talibãs que faziam parte do comando e mais 11 pessoas: dois policiais e nove hóspedes do luxuoso estabelecimento, acrescentou Zahir, que assegurou que entre as vítimas fatais há dois estrangeiros.
     O ataque deixou ainda 12 feridos, mas as forças policiais trabalham com a hipótese de o número de mortos aumentar após o hotel ser vasculhado.
     O comando talibã tomou de assalto o estabelecimento por volta das 22h (horário local) de terça-feira, quando muitos hóspedes estavam jantando.
     A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) participou da operação e usou até helicópteros. "A força afegã nos pediu apoio e enviamos nossos helicópteros, que detectaram vários dos insurgentes no telhado.   Atacamos e matamos, enquanto a força afegã atuava no interior do hotel", disse um porta-voz militar.
     O ataque foi reivindicado na noite de terça pelo porta-voz talibã Zabiullah Mujahid.
     As autoridades acreditam que os insurgentes, que utilizaram granadas, rifles e coletes carregados com explosivos, invadiram o hotel entrando pelo jardim, situado nos fundos do estabelecimento.
     Essa unidade do hotel Intercontinental, que costuma hospedar muitos estrangeiros, fica no alto de um morro de Cabul e conta com forte vigilância.
     Nos últimos meses, os talibãs aumentaram suas ações ofensivas no calor da chegada do bom tempo, quando tradicionalmente se recrudescem os combates no país centro-asiático.
     Em julho, as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começam a se retirar do Afeganistão e a transferir gradualmente o controle de algumas áreas do país ao Exército e à polícia afegã. Esse processo deve ser concluído em 2014.

Fonte: Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário