segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tornado mata 116 em cidade dos EUA

REUTERS/Aaron Kafton / Destruição na cidade de Joplin, no Missouri, após um forte tornado

Destruição na cidade de Joplin, no Missouri, após um forte tornado
     Um tornado atingiu no domingo a cidade de Joplin, no Estado norte-americano de Missouri, e matou pelo menos 116 pessoas, segundo informações divulgadas hoje por uma autoridade local.
     Não se sabe ainda o número de feridos. O governador do Missouri, Jay Nixon, decretou estado de emergência. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou suas condolências às vítimas. Autoridades advertiram que o número de mortos pode subir ainda ao longo do dia, conforme ocorrem as buscas.
     O tornado atingiu a cidade de Joplin, de 50 mil habitantes, localizada 255 quilômetros ao sul de Kansas City, perto da fronteira com Oklahoma e o Kansas, na noite de domingo. O chefe do corpo de bombeiros local, Mitch Randles, estimou que entre 25% e 30% da cidade ficou destruída. Hoje, as pessoas passavam pelos escombros buscando familiares, amigos e vizinhos, após a tempestade destruir casas e automóveis. Boa parte do sul da cidade ficou destruído, com igrejas, escolas, negócios e casas reduzidos a ruínas.
     "Era uma zona de guerra", afirmou Scott Meeker, do jornal Joplin Globe, em entrevista à agência de notícias France Presse. "Nós temos centenas de feridos sendo tratados no (hospital) Memorial Hall, mas eles logo ficaram lotados e sem suprimentos, então abriram uma escola local como um centro de triagem", relatou Meeker, morador de Joplin.
     Há menos de um mês, outro tornado deixou 354 mortos em sete Estados norte-americanos. O tornado que atingiu o Missouri foi o que causou mais mortes entre os 46 registrados ontem em sete Estados do país pelo Serviço Nacional de Meteorologia.
Fonte: Agência Estado / Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário