sexta-feira, 27 de maio de 2011

Municipários bloqueiam portões do Dmae em Porto Alegre

     Dezenas de municipários bloqueiam os portões da Divisão de Águas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na avenida Princesa Isabel, bairro Santana, em Porto Alegre, desde as 8h desta sexta-feira. Eles impedem a entrada e a saída de veículos do local. Segundo o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o objetivo é pressionar os servidores a aderirem à greve na Capital. 
     A divisão é responsável pelo conserto da rede de esgoto, tubulações, leitura de consumo, inspeção e recebimento de materiais do Dmae, entre outros. Segundo César Schunk, do comando de greve do departamento, o Dmae foi um dos poucos órgãos da prefeitura que "não parou". O Simpa calcula que a greve afete 90% das escolas e 70% dos hospitais e postos de saúde municipais. 
     Para a presidente do Simpa, Carmen Padilha, a expectativa é de que o prefeito José Fortunatti assuma as negociações a partir de hoje e resolva o impasse entre servidores e Executivo. “Estamos preocupados com o fim da greve porque quem sai prejudicada é a população”, afirmou. Carmen acrescentou que a paralisação não é política e sim “o reflexo de uma categoria que não se deixa manipular”.
     Os grevistas esperam sair no fim da manhã para se reunirem com grevistas da saúde e do magistério no Parque Municipal. Aderiram hoje à greve, que iniciou na última segunda feira, servidores do Departamento Municipal de Habitação (Demab), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Impasse

    
Em assembleia ontem, os servidores municipais voltaram a rejeitar a proposta de reajuste salarial de 7% (6,51% imediato + 0,5% em dezembro) feita pela prefeitura. A categoria exige 18% de reposição salarial.

Fonte: Luciamem Winck / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário