sexta-feira, 15 de abril de 2011

Municípios afetados pela chuva contabilizam estragos

Municípios afetados pela chuva de ontem avaliam estragos<br /><b>Crédito: </b> Divulgação Prefeitura de Venâncio Aires / CP
Municípios afetados pela chuva de ontem avaliam estragos 
Crédito: Divulgação Prefeitura de Venâncio Aires / CP




      chuva torrencial que caiu nessa quinta-feira no Estado provocou estragos especialmente nos municípios das regiões do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari. As prefeituras aproveitam que a água está baixando na maioria dos locais afetados para fazer a avaliação dos problemas nesta sexta-feira. Em Mato Leitão, quatro pontes foram tomadas pelas águas de três arroios que transbordaram: Arroio Bonito, Arroio Sampaio e Arroio Grande. 
     Segundo a prefeitura, ao menos 760 pessoas foram afetadas de alguma forma. Técnicos de Mato Leitão avaliam os danos em açudes, estradas e casas.  Mais de 40 imóveis foram alagados no Centro, Vila Santo Antônio e Linha Conceição.
     Assim como Mato Leitão, Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, contabiliza os prejuízos. O prefeito Airton Luiz Artus informou que decretou situação de emergência nessa quinta-feira para obter ajuda da Defesa Civil. “A situação está muito difícil. Centenas de quilômetros de estradas estão danificadas. Uma ponte também foi abalada na RS 422”, disse. Segundo ele, mais de mil casas ficaram alagadas. O Arroio Castelhano transbordou e invadiu as ruas dos bairros Batisti, União e Morch. “Como estamos na entresafra, os estragos não foram tão grandes nas lavouras, mas estamos preocupados com a safrinha do milho.” 
     No Vale do Taquari, Forquetinha foi um dos municípios mais afetados. “Foi uma enxurrada muito violenta”, disse o secretário municipal de Administração, Paulo Stroeher. Os dois arroios que cortam o município – Forquetinha e Alegre – transbordaram. As lavouras de milho e soja foram inundadas e produtores perderam tudo. No Centro, cerca de 40 casas ficaram alagadas. Além disso, aproximadamente 300 crianças estão sem aula desde ontem, porque os trabalhos na Escola Municipal João Batista de Mello foram suspensos. 
     Lajeado, também no Vale do Taquari, decretou situação de emergência nesta sexta-feira. O coordenador da Defesa Civil do município, Luis Felipe Finkler, informou que mais de cem pessoas foram afetadas. Contudo, não houve necessidade de remover as famílias de suas casas. Segundo ele, as águas começaram a baixar hoje e ainda não é possível ter uma noção exata dos estragos. Finkler disse que a enxurrada foi generalizada e, tanto a área rural como a urbana, foram alagadas. Ao menos quatro arroios transbordaram, entre eles o Forqueta e o Saraguá. 
     Em Santa Cruz
do Sul, no Vale do Rio Pardo, cerca de 30 famílias permanecem fora de suas casas, alagadas pela enxurrada dessa quinta-feira. Vinte ônibus das empresas Sinimbu, Primavera e Planalto estão parados no estacionamento do Maxxi Atacado, no entrocamento da BR 471 com a rua 28 de Setembro, porque os pátios das empresas foram inundados durante a madrugada.
Fonte Correio do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário