quarta-feira, 30 de março de 2011

Forças de Kadafi atacam Brega; chanceler líbio renuncia

     Forças do governante líbio Muamar Kadafi atacaram nesta noite a cidade de Brega, onde existe um importante terminal petrolífero. Enquanto isso, o governo britânico informou que o chanceler do governo líbio, Moussa Kussa, viajou para Londres e renunciou ao cargo. Ele deverá oficializar a decisão na quinta-feira (31).
     Um funcionário da inteligência dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira (30) que as tropas de Kadafi adotaram uma nova tática, após os ataques aéreos dos aviões ocidentais contra tanques e carros blindados. Elas passaram a dirigir picapes e sedãs de uso civil para avançar pelo deserto com armamentos, evitando os ataques aéreos. O funcionário disse que os bombardeios lançados pelos EUA e os europeus enfraqueceram as tropas de Kadafi, mas elas ainda superam "de longe" as forças dos insurgentes.
     O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira que Kadafi não sairá da Líbia e nem mesmo considera um pedido de asilo. Chávez tem conversado por telefone com Kadafi nos últimos dias. Ele reafirmou que o conflito civil líbio precisa ser resolvido através do diálogo. O governo de Uganda informou mais cedo está disposto a oferecer asilo a Kadafi.
     Também cresceu a pressão hoje para que o governo dos Estados Unidos forneça armas aos insurgentes líbios. Mas funcionários da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que assumiu o comando das operações de bombardeio, têm descartado a hipótese. As informações são da Associated Press e da Dow Jones. / Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário